Assembleia geral anual das Pontifícias Obras Missionárias em Roma



A Casa de Exercícios Espirituais dos Salesianos, em Roma acolhe entre os dias 13 a 18 de maio, a Assembleia geral anual dos diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) provenientes de todos os continentes, os presidentes e os secretários-gerais das quatro Obras.

O encontro começa na segunda-feira, 13, com a saudação de boas-vindas e a palestra do cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, seguida de um pronunciamento do secretário adjunto dessa congregação vaticana e presidente das POM, dom Protase Rugambwa.

Padre Camilo Pauletti, diretor nacional das POM do Brasil, já se encontra em Roma para participar pela terceira vez dessa Assembleia que deve reunir cerca de 100 diretores espalhados pelo mundo. “A troca de experiências e a partilha entre diretores das POM do mundo inteiro é uma das maiores riquezas desse encontro. É uma oportunidade para conhecer como cada país, com sua história e desafios conduz a evangelização”, relata padre Camilo.

Normalmente, a primeira parte da Assembleia é uma sessão pastoral. Depois tem início a sessão administrativa com a apresentação de relatórios dos secretários-gerais das quatro Pontifícias Obras Missionárias, que faz um balanço das contas do ano passado, a previsão do orçamento para este ano e os pedidos de subsídio para projetos. Nos últimos anos os recursos vêm diminuindo em países da Europa e nos Estados Unidos, os que mais contribuem para os projetos desenvolvidos em todo o mundo. Essa parte da programação estará a cargo do secretário-geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Timothy Lehane, SVD, monsenhor Silvano Rossi, encarregado da Administração, monsenhor Jan Dumon, secretário-geral da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, Dra. J. Baptistine Ralamboarison, secretária-geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária e padre Vito Del Prete, PIME, secretário-geral da Pontifícia União Missionária.

Segundo informou a Agência Fides, na sexta-feira, 17, pela manhã, os participantes da Assembleia serão recebidos pelo Papa Francisco.

FONTE: POM - 10/05/2013

Comentários