Famílias Missionárias se reúnem em Brasília


A Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) promove neste fim de semana, dias 4 e 5 de maio, a 3ª reunião de casais responsáveis pela articulação das Famílias Missionárias no Brasil. O encontro acontece na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF), com o tema “Famílias Missionárias: fonte de vida e comunhão”.

Segundo o secretário nacional da POPF, padre Marcelo Gualberto, o objetivo da reunião é dar continuidade à reflexão a respeito das Famílias Missionárias no Brasil, pensar na metodologia de trabalho e definir os temas para os encontros dos grupos.

O evento pretende reunir oito casais articuladores nas macros regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul). “A expectativa é de que, as Família Missionárias somem forças com as outras atividades da POPF (Juventude Missionária, Enfermos e Idosos Missionários) e com as outras atividades das obras Pontifícias”, diz padre Marcelo Gualberto. “Queremos formar mais pessoas conscientes de uma Igreja aberta ao mundo segundo o mandato de Jesus: ‘Ide e anunciai a todos os povos’”.

Mesmo sem uma oficialização, as Famílias Missionárias começam a surgir em muitas realidades. “Assim como da terra nasce uma arvore e dá frutos estamos vendo nascer da base mais uma proposta de animação missionária sonhada pela jovem Paulina Jaricot e que com certeza dará muitos frutos como já vem acontecendo com outras atividades das POM”, conclui padre Marcelo.

A Família de Nazaré é protetora das Famílias Missionárias.
Fundada pela leiga francesa Paulina Jaricot em 1822 e declarada pontifícia em 3 de maio de 1922, pelo para Pio XI, a Obra da Propagação da Fé desenvolve quatro atividades, em vista de promover nos fiéis a consciência missionária: Juventude Missionária, Grupos Missionários, Família Missionárias e Idosos e Enfermos Missionários. No Brasil, a atividade mais difundida é a da Juventude Missionária que hoje, após oito anos de atividade já está presente em todos os estados da federação. Contudo, também as outras atividades começam a ganhar força.

Fotos: Grupo de Família Missionária no Rio Grande do Norte.

FONTE: POM - 30/04/2013

Comentários