terça-feira, 16 de abril de 2013

5º Encontro para Líderes da JM de Alagoas


Entre os dias 12 e 14 de abril, reuniram-se os coordenadores, assessores e articuladores da Juventude Missionária Alagoana para o V ELJUMI (5º Encontro Estadual Para Líderes da Juventude Missionária). O encontro contou com a assessoria do Secretário Nacional da Obra, Padre Marcelo Gualberto e reuniu no Centro Diocesano em Arapiraca, 61 pessoas das 3 dioceses do estado (Arquidiocese de Maceió, Diocese de Palmeira dos Índios, Diocese de Penedo).

O tema “A Missão a Luz do Magistério da Igreja” permitiu uma profunda e necessária reflexão sobre os fundamentos Missiológicos presentes nos decretos, documentos e encíclicas, pré e pós Vaticano II, além de promover o fortalecimento da espiritualidade missionária dos presentes.

A JMJ Rio 2013 não poderia ficar de fora, assim conheceu-se a proposta da sede missionária das POM durante a jornada, o que animou e motivou os jovens a vivenciarem essa experiência, iniciada nas semanas missionárias nas dioceses.

O encontro permitiu além da reanimação missionária dos presentes, uma fundamentação necessária para a vivência da missão diária, onde os conhecimentos adquiridos virão a propiciar um melhor trabalho de articulação no estado, dioceses e paróquias”, avaliou o Coordenador Estadual Lucas Ferro Brito.


Ao comentar sobre o legado do V ELJUMI, a assessora Janaíne Calheiros ressalta que “o encontro confirma a presença Juventude Missionária nas paróquias, jovens esses que assumem o mandato de Cristo (Mt 28,19) de ir ao outro, e que não podem vivenciar uma ação sem passar por o crescimento espiritual e formativo”.

Marcaram presença no encontro, o articulador da equipe missionária da Arquidiocese de Maceió, Padre José Cícero, o coordenador de Pastoral da Diocese de Penedo, Padre Nivaldo, além do Monsenhor Afrânio e Padre José Neto da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Arapiraca, exímios incentivadores das obras missionárias.

Nenhum comentário: