Pontifícias Obras Missionárias terão Sede Missionária na JMJ Rio 2013


Para marcar presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) terão, em Niterói (RJ), uma Sede Missionária com programação especial para jovens de todo o mundo. Com a eleição do primeiro papa latino-americano, a expectativa é de que o interesse pelo Evento cresça ainda mais.

Com o objetivo de intensificar a preparação da Sede Missionária, o diretor das POM, padre Camilo Pauletti, e o secretário da Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto Monteiro estiveram no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21, para fazer reuniões de articulação e definir detalhes sobre a participação das POM na JMJ Rio 2013. Participaram também o jovem João Guilherme, membro da Coordenação Nacional da Juventude Missionária (JM) e o padre João Batista, do clero de Niterói, que deu apoio logístico à delegação no Rio.

A equipe foi recebida pelo arcebispo de Niterói (RJ), dom José Francisco que manifestou apoio à iniciativa. Uma primeira reunião aconteceu na quarta, 20, com o Comitê Organizador Local (COL), na qual as senhoras Paloma Lladó, coordenadora de Exposições dos Atos Culturais e Gabriela Viana, coordenadora do Festival da Juventude, deram orientações importantes para a regularização da Sede Missionária junto ao COL.

No mesmo dia houve uma reunião com membros do conselho da paróquia São Domingos em Niterói, onde será montada a Sede Missionária. “Nossa paróquia é simples e pequena em estrutura, mas o nosso coração é muito grande para acolhê-los. Sejam bem-vindos”, disse padre Elídio Robaina, pároco da comunidade.

Na quinta, 21, pela manhã a equipe se reuniu com os responsáveis da JMJ na arquidiocese de Niterói. Estiveram presentes os padres André Luís Bastos, responsável geral da JMJ na arquidiocese, Wilian César Teixeira, coordenador do Conselho Missionário da arquidiocese e Carlos Eduardo, assessor espiritual da Infância, Adolescência e Juventude Missionária na arquidiocese, e também, as jovens Nathalia Batista de Lima e Amanda Guimarães integrantes da Juventude Missionária. Na ocasião, Paloma Lladó, representante do COL na reunião, esclareceu outros aspectos organizativos.

Na opinião do padre Camilo Pauletti, a vista ao Rio de Janeiro “foi uma oportunidade rica, primeiro para fazer contato pessoal com os responsáveis diretos pela JMJ, e depois, ver concretamente onde precisamos concentrar forças para uma melhor articulação e organização”, avaliou.

Padre Marcelo Gualberto, que acompanha a Juventude Missionária no Brasil, explica o principal objetivo da iniciativa. “Nossa Sede Missionária será simples, mas acolhedora. Queremos partilhar com todos os jovens que por lá passarem, a riqueza da diversidade cultural que as obras missionárias promovem através da missão universal”.

A Sede Missionária das POM na JMJ
A Sede Missionária das POM na JMJ Rio 2013 é um espaço organizado e localizado na Paróquia São Domingos em Niterói (RJ), com a finalidade de reunir jovens de diversos países e continentes que comungam do carisma missionário universal fomentado pelas POM. Os jovens serão enviados pelas POM de seus respectivos países. A programação prevê partilha de trabalhos missionários nos cinco continentes, apresentações artísticas e culturais de diversos países do mundo e momentos de reflexão e espiritualidade missionária. Uma das principais atrações será a exposição “Maria, Mãe de todos os povos”, com imagens das padroeiras de países presentes na JMJ Rio 2013. Além da Sede Missionária, para destacar a vocação Ad Gentes e além-fronteiras, as POM terão um Estande na Feira Vocacional.

Jaime Carlos Patias
FONTE: POM - 22/03/2013

Comentários