Formação Missionária reúne jovens de quatro dioceses em Planaltina/DF


A Casa de Retiros Santo Antonio, em Planaltina (DF) acolheu nos dias 15 a 17, o Encontro de Líderes da Juventude Missionária – Nível 1, que contou com a presença de membros da arquidiocese de Brasília e dioceses de Luziânia, Jataí e Ipameri (GO). A formação teve a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Marcelo Gualberto, que apresentou o trabalho da Obra e da Juventude Missionária (JM) atividade que pertence à POPF.

Durante o encontro, foi dado ênfase às quatro obras das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e às atividades da POPF (Grupos, Famílias, Jovens, Idosos e Enfermos Missionários). No sábado houve a reza do terço missionário e a noite cultural. No domingo, foram dadas algumas informações sobre o andamento da organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e da Campanha da Fraternidade 2013.

Para o jovem Lucas Coutrim, da diocese de Ipameri (GO), foi um “fim de semana bem aproveitado, vivemos uma experiência engrandecedora na área missionária jovem, sabendo-se das realidades de cada grupo. Além de formação, aconteceram momentos de descontração e entrosamento dos grupos de JM”.

A jovem Tábata Ferreira, da arquidiocese de Brasília, valorizou o encontro apontando as explanações como um momento de formação indispensável para a atuação missionária. “Ser jovem missionário é viver a missão intensamente, é saber levar a palavra de Deus, o anúncio da boa nova a qualquer lugar; os encontros de aprofundamento como este servem justamente para que nós, como membros atuantes da missão, nos empenhemos mais em aprender e nos formar para bem atuar em nosso compromisso missionário”.

Thais Duarte Queiroz
Coordenadora na Província de Brasília da Juventude Missionária

Comentários