Jovens missionários brasileiros participam de encontro no Paraguai


Desde o dia 3 de janeiro, está acontecendo no Paraguai a 10° Experiência Missionária de Verão organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias do país. O encontro reúne jovens dos grupos da Juventude Missionária do Paraguai, e pela segunda vez conta com participação de jovens missionários brasileiros. Até o dia 13 de Janeiro, os missionários permanecerão por uma semana em comunidades campesinas da cidade de Quyquyhó no estado de Paraguari, onde farão visitas às casas, encontros com crianças, jovens, idosos e famílias da comunidade.

Os missionários brasileiros são eles Guilherme Cavalli (RS), João Guilherme de Mello (PR), Marcelo Bleme (MG) e Wesley Araujo (MS). Os jovens durante o período do encontro, também contarão com formação assessorada pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, Padre Walter Von Hozzen SVD.

Pela segunda vez participa da experiência o jovem coordenador da Juventude Missionária do Paraná, João Guilherme, que resalta a importância do intercâmbio entre Juventudes Missionárias. “A experiência missionária no Paraguai consegue fazer com que saiamos, vamos ao encontro, nos comuniquemos mesmo que na escuta, no anuncio e na sensibilidade missionária. A inculturação, a interação, o exercício da assistência e a evangelização são missão Ad Gentes”, ressalta o jovem paranaense.

Para a jovem missionária Romina Soledad Bernal Doldán, a acolhida dos jovens no seu país proporciona uma missão única, a troca entre nacionalidades enriquece a experiência missionária que é impulsionada pela força de Deus. “Foi linda a experiência da troca, da abertura dos missionários paraguaios ao acolher os brasileiros. Vivíamos a experiência missionária fechados em nós mesmos. A vinda dos brasileiros nos forçou um maior diálogo, o intercâmbio e a comunicação entre as Pontifícias dos dois países. Nós esperamos que volte sempre a se repetir”, expressa a jovem secretária da sede nacional das Pontifícias do Paraguai.

A experiência dos brasileiros no Paraguai faz parte da caminhada da Juventude Missionária dos estados do Brasil. A missão de Verão faz com que o processo dos grupos de Juventude Missionária avancem em passos mais largos para uma Igreja por inteira Missionária.

FONTE: CNBB

Comentários