Jovens Missionários da Diocese de Guanhães/MG em formação


Os jovens missionários da diocese de Guanhães se reuniram nos dias 10 e 11 de Novembro, no Salão da Catedral, em Guanhães (MG), para momentos de reflexões, partilhas e aprendizado. O encontro aconteceu a partir da união entre Juventude missionária e o Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE). Participaram do encontro cerca de 45 jovens missionários vindos de várias cidades/paróquias da diocese de Guanhães: Santa Maria do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Coluna, Paulistas, São João Evangelista, Rio Vermelho, Materlândia, Ferros, Sabinópolis, Dores de Guanhães, Virginópolis, Senhora do Porto, Peçanha, Divinolândia de Minas e Guanhães; além da presença dos seminaristas diocesanos, que vieram de Caratinga (MG).


O objetivo desse encontro foi ajudar os jovens a despertarem para o serviço missionário na comunidade, em especial, a semana missionária que será realizada em São Sebastião do Maranhão, entre os dias 07 e 14 de janeiro de 2013. Nesse sentido, o jovem seminarista André Lomba proferiu uma reflexão com os participantes, destacando o sentindo bíblico-teológico da missão, a partir do prólogo do Evangelho de João: “É certo que a missão nasce no coração do Pai, pois Ele sendo essencialmente amor e liberdade, quis ser missionário no seio da humanidade, na pessoa do seu Filho Jesus Cristo, encarnado e ressuscitado". O início do Evangelho de João nos ajuda nesse sentido: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.” Isso quer dizer que toda uma ação redentora-missionária estava em Deus, e João segue esclarecendo a beleza da manifestação missionária do Verbo. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” Ressaltou André Lomba.

Na tarde do sábado, os jovens missionários viveram uma profunda experiência missionária com as famílias da comunidade São Judas Tadeu, bairro João Miranda e Residencial Canaã, em Guanhães. E a noite uma Celebração Eucarística com a presença dos jovens missionários, marcou a ação de graças por tudo que estava acontecendo. Na manhã do domingo, ao fazerem uma rápida avaliação, os jovens se mostraram extremante entusiasmados e alegres com os diversos gestos que presenciaram naquela atividade missionária.

Por fim, alegria, entusiasmo, amizade, sorrisos e abraços marcaram esses dois que dias que se tornaram mais que significativos na vida de todos que tiveram a oportunidade de participar desses grandes momentos. Tendo sido feita a proposta e os encaminhamentos, já estão ansiosos para participarem da semana missionária em São Sebastião do Maranhão, em janeiro de 2013.

Comentários