Jovens de Minas Gerais se reúnem no 2º Encontro Estadual da Juventude Missionária



À luz do tema Juventude Missionária partilha sua fé e lema: “Não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos”, nos dias 09, 10 e 11 de novembro na Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, cidade de Ipatinga, realizou-se o 2º Encontro Estadual da Juventude Missionária de Minas Gerais. O encontro contou com a participação de 45 jovens vindos das (arqui) dioceses de Montes Claros, Belo Horizonte, Divinópolis, Guanhães, Caratinga e 2 jovens de São Mateus.

Iniciou-se no dia 09, com a missa presidida pelo bispo da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, Dom Odilom Guimarães Moreira, que com alegria e satisfação pontuou a valia da atuação do jovem missionário nos trabalhos da comunidade de base, ressaltou também sobre a necessidade de ir além-fronteiras.

Um diferencial nesse encontro foi a acolhida dos jovens nas famílias. As famílias da Paróquia São Pedro se prepararam para receber em suas casas os jovens, foi um momento marcante do encontro.

Para o seminarista Jânio Ribeiro, diocese de Guanhães, “estar com as famílias, é estar frente a frente com Jesus, pois abriram não só as portas e janelas de suas casas, abriram o coração para receber a juventude missionária.” 

É sempre bom encontrar para refletir, avaliar, celebrar e preparar a caminhada da juventude, portanto, imbuídos no Ano da Fé, refletiu-se como o jovem partilha sua fé em meio os desafios da modernidade e embasados em Atos dos Apóstolos, uma reflexão profunda: “não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos.”

Um dos objetivos do encontro foi encantar a juventude local com a juventude missionária, assim, no domingo, o encontro foi aberto a todos os jovens da Paróquia São Pedro que nos acolheu.


Os jovens da JM ficaram responsáveis de falar sobre a JM e propor a juventude local o início de um grupo. No final do encontro, motivados e alegres, os jovens disseram sim e marcaram data para a primeira reunião.

Enviados, com ardor missionário renovado e firmes na fé, os jovens traçaram metas de trabalho para o próximo ano, atendendo o mandato de Jesus Cristo: Ide e fazei discípulos entre todas as nações. (cf Mt. 18,19)

Érica Júlia
Coordenador da JM em Minas Gerais

Comentários