JM de Vitória da Conquista/BA se prepara para a JMJ 2013.



No domingo, 18 de novembro, a Juventude Missionária (JM) da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Vitória da Conquista, Bahia, realizou o encontro “Caminhando para a JMJ 2013”. Este recebeu pouco mais de 50 jovens, tanto da comunidade local, quanto jovens de outras paróquias da cidade – Santa Teresinha, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Vitórias (Catedral) - para a abordagem e reflexão do tema “Valores da Juventude”.

Após a oração inicial e o momento de animação acompanhado de muita música, os participantes do encontro foram divididos em três grupos afim de realizarem uma discussão a cerca de algumas perguntas propostas pelos coordenadores da JM. A importância dos valores; onde eles estão; e como vivenciar esses valores foram pontos pelo quais perpassaram as rodas de conversas, amparadas pelo evangelho de João 3, 1-8. Depois de terem concluído a tarefa em grupos menores, os representantes destes 3 grupos são chamados a dividir as reflexões com todos os outros.

Para apimentar mais ainda a discussão, a coordenação propõe uma dinâmica do “Supermercado de valores”. Nela, os jovens foram divididos em dois grupos. O primeiro foi o responsável estipular os preços dos produtos do mercado, já o segundo recebeu uma quantia em dinheiro para consumir no mercado. É importante ressaltar que os produtos do mercado eram imagens de atitudes humanas, daí a importância de julgar os valores (preços) dessas atitudes que vão de virtudes à desvirtudes.

Assim finalizada as compras, a mediadora avaliou os produtos comprados e pediu para que os representantes justificassem o porquê do preço daquele produto, e o porquê a compra do mesmo. A mediadora então convida a todos à uma definição de valores (Humanos e Morais), e fala sobre o desejo do Papa Bento XVI em reacender a esperança e a fé dos jovens no presente e no futuro, para que tenhamos jovens em busca de verdades sólidas, em vez do relativismo de valores que ocorre na contemporaneidade.


Com direito a xote, os participantes do encontro aprendem o hino da Juventude Missionária e cantam juntos. Por fim, ressaltando a importância da replica da cruz da Jornada Mundial da Juventude e ícone de Nossa Senhora na paróquia, foram feitos alguns esclarecimentos sobre a viagem para JMJ 2013 e divulgado com muita animação dos jovens a ideia de missão conjunta para o Natal e demais meses do próximo ano, e para encerrar o encontro, foi feita uma bela oração final, na qual não faltaram preces pela juventude!

“Jovens Missionários, sempre solidários”

Daniel Bittencourt


Comentários