Encontro do Sulão reflete dimensão missionária além-fronteiras e planeja atividades



Nos dias 2 a 4 de novembro, a diocese de Lages (SC) acolheu o 5º Sulão, encontro missionário realizado anualmente que reúne os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Com a presença de 20 dioceses e 65 pessoas, coordenadores da Infância, Adolescência e Juventude Missionária (IAJM), durante a formação os participantes refletiram sobre vários temas, entre eles, espiritualidade missionária, estudo do tema e vídeos da Campanha Missionária 2012, testemunho de visitas a IAM de outros países, metodologia, passos, as áreas e o carisma da Obra.

Nos três dias de encontro houve partilha dos trabalhos missionários pelas dioceses que refletiram e trocaram experiências. O secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, deu destaque aos 170 anos da Obra que serão celebrados no próximo ano.

O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, testemunhou o trabalho da IAM em outros países como Haiti, Bolívia e Moçambique. Temos muitos brasileiros nesses países acompanhando a Infância e Adolescência Missionária. Desenvolvem um trabalho bastante significativo e o cofrinho da IAM do Brasil tem ajudado as iniciativas missionárias nesses países”, disse.

Segundo padre Camilo, o Brasil também tem atendido pedidos de ajuda que vieram do Paraguai e, na visita que fez a Moçambique este ano, pode ajudar, graças ao resultado dos cofrinhos da IAM do Brasil, a Obra no continente africano. Ainda no encontro, foi feito um estudo das cartas de São Paulo. A partir desse estudo, apresentado pelo secretário nacional da IAM, os participantes fizeram um exercício prático de escrever cartas aos membros da Obra Missionária em outros países. O motivo é despertar para o aspecto da dimensão missionária além-fronteiras.

Ao fim do encontro foi planejado que terá prioridade os minicongressos em comemoração aos 170 anos da IAM, os quais acontecerão nas províncias e estados. Foi feito ainda um gesto concreto do cofrinho entre os participantes que resultou na coleta de 130 reais, dinheiro enviado às POM. O bispo de Lages, dom Irineu Andreassa, celebrou a missa do domingo. O Sulão do próximo ano deverá ser realizado em Porto Alegre.

Comentários