Aberta as inscrições internacionais para a Semana Missionária da JMJ Rio2013



As inscrições para a Semana Missionária estão abertas para os peregrinos internacionais. De 15 a 20 de julho de 2013, a programação de preparação para a JMJ Rio2013 pretende acolher mais de 400 mil jovens em diversas dioceses espalhadas pelo Brasil. Podem se inscrever somente os peregrinos internacionais, por meio do portal oficial da JMJ, www.rio2013.com. No canal Pré-Jornada, o peregrino pode acessar os hotsites das Dioceses, nos quais o público estrangeiro encontra todas as informações.

Por meio destes hotsites, os peregrinos podem visitar os diversos locais que os acolherão e, de forma bem dinâmica, conhecer as Dioceses e suas realidades.

Segundo a diretora do Setor de Inscrições do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 (COL), Irmã Maria Shaiane Machado, a sugestão de iniciar as inscrições nesta data tem caráter comemorativo: “A proposta do nome Semana Missionária surge também, devido toda a questão da missionariedade no Brasil e como, em outubro, comemoramos o Mês das Missões, nos veio esta inspiração de iniciarmos as inscrições nesta data”, destacou Irmã Shaiane.

As Dioceses brasileiras serão as protagonistas destes dias. É o Brasil inteiro que, contagiado pela JMJ Rio2013, se coloca em unidade.

O padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) e coordenador nacional da Semana Missionária da JMJ, adianta o número de vagas disponíveis. “Nós teremos mais de 400 mil lugares disponíveis em todos os estados brasileiros. Os jovens estrangeiros se inscreverão para a cidade em que optarem viver a Semana Missionária”, afirmou padre Sávio.

Anteriormente conhecida como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada, a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude tem intuito de facilitar o ingresso dos jovens no país de acolhida. Esta nova proposta recebeu o nome de Semana Missionária, sugerida pelos bispos do país e aprovado, em março de 2012, pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), devido o cunho missionário e também por inspiração do Documento de Aparecida, que invoca a sermos discípulos missionários de Jesus Cristo.

Comentários