O Dia Mundial das Missões em Cuamba e Micane, Moçambique, África



Irmãos, nestas terras de Missão anunciamos nossa alegria por sermos missionários. Nestes dias que se passaram, no final de semana dedicado ao Dia Mundial das Missões, aqui na nossa paróquia de Micane, acolhemos padres, irmãs e leigos vindos de diversas paróquias da nossa região pastoral, para refletimos, por três dias, assuntos do sínodo diocesano e alegrias e dificuldades da caminhada das paróquias. Momento único de partilha, oração e reavivamento da chama missionária em nossos corações.

É bom sabermos que nunca estamos sós, e que o Espírito de Deus nos acompanha e nos orienta. Em cada olhar, em cada palavra, surgem desafios, preocupações, e uma força de esperança de acertarmos juntos o melhor caminho. Viver uma Igreja Profética é sempre o maior desafio, principalmente quando se vive em um ambiente como o nosso daqui, que ainda se respira os males de um passado muito próximo, marcado pela pobreza, pelas guerras e fraqueza política.

O encontro que realizamos nos dá a certeza de que somos a Igreja de Jesus Cristo, que como Ele, caminhamos no meio do povo, na sua fraqueza e também na sua força de querer ter mais vida. Estar com este povo, com a Palavra de Deus, faz com que tenhamos olhos vivos de fé e esperança diante de todos os desafios. No meio deste povo africano, guiados pelo Espírito, somos sinal, luz, e mãos estendidas, para cuidar e amar. Estarmos juntos também nos reafirma como discípulos e missionários, e com isso estamos sempre unidos à Igreja no mundo inteiro. Por isso, pedimos orações aos cristãos brasileiros, que vivem e também reafirmam hoje uma força missionária. Que estejamos unidos na fé.

Também dizer que recebemos e acolhemos a nossa nova missionária leiga, Daniela, que já chegando se motiva nesta caminhada de Igreja aqui em terras africanas. Uma acolhida pelos missionários e padres diocesanos daqui da região e também pela comunidade de Micane, na missa do domingo, repleta, animávamos todos, com os cantos e danças. A nossa equipe aumentou e esperamos aumentar ainda mais, com padres e leigos daí do Regional Sul3 da CNBB.

Rezamos sempre para que essa Missão aqui não esmoreça; não queremos ser tão poucos aqui a ponto de sofrermos mais com este povo. Sabemos que no Brasil temos condições. Não nos deixem sós. Nós, missionários que aqui estamos, nos sentimos sempre, e cada vez mais, irmãos de vocês, e como irmãos é que pedimos que a união na fé nos aproxime cada vez mais.
Padre Rodrigo Schüler de Souza

“Chamados a Fazer Brilhar a Palavra da Verdade”
Celebrar o dia das Missões com a Infância e Adolescência Missionária - IAM, da Paróquia de Cuamba – Moçambique, foi viver a vida com intensidade, com seu colorido, suas danças, cantos e alegria.

A IAM motivou e animou a celebração Eucaristica do sábado a noite e do domingo as 6h30.  A motivação foi baseada na carta do Papa Bento XVI e em seguida foram explicadas as cores missionárias dos cinco continentes.

Logo após a celebração da Santa Missa, tivemos uma manhã festiva, com exposição de trabalho feito por crianças e mulheres. Houve também o festival missionário com as categorias de canto, dança e teatro, apresentados por crianças, jovens e mulheres.

FONTE: Pontifícias Obras Missionárias

Comentários