terça-feira, 30 de outubro de 2012

#JMJRio2013: Festival da Juventude


Uma integração entre culturas por meio da arte e da fé. Foi com este objetivo que foi criado, em Paris, no ano de 1997, o Festival da Juventude, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude. E, segundo cantores, atores e expositores que participaram do festival, é este o sentido que permanece até hoje e se consolida cada vez mais.


O cantor e apresentador de TV católico Dunga, participou do Festival da Juventude da JMJ da Alemanha. Segundo ele, foi interessante ver a expressão da fé de cada povo e a troca de cultura entre eles, através das apresentações. “Os estrangeiros viram como os brasileiros rezam e toda a espiritualidade e a fé que nós temos. Além de cantarmos o nosso repertório em espanhol, acabamos cantando em ritmo de samba e forró e eles amaram. Cada um estava levando uma bandeira de seu país. Ficou um espetáculo: todas aquelas bandeiras sendo agitadas na hora que a gente estava cantando”, destacou.

Para Dunga, participar do evento também foi importante porque a partir dali é que ele soube o que significava a palavra “católico”. “Até então só entendia o que significava as palavras “Apostólico” e “Romano”, mas não o que significava “Católico”. Eu vi que o que eu rezo aqui é o que também rezam em todos os países do mundo. Entendi o que é essa presença da Igreja no mundo e a responsabilidade disso. Isso me fez responsável e me fez amar mais a Igreja”, afirmou.

Por momentos como este, também passou a jovem Lilian Yamamoto. Na JMJ de Madri, ela fez parte da equipe de atores que apresentaram a peça “O Canto das Írias”, na Pré-Jornada, em Granada, e na Jornada. A peça foi apresentada em três línguas: português, espanhol e árabe. De acordo com Lilian, foi algo singular ver a esperança no olhar de cada jovem e a fé que eles tinham. “Na Pré-Jornada, antes dos espetáculos, a gente teve a oportunidade de andar pelas ruas e convidar as pessoas, e, depois dos espetáculos, conversávamos com as pessoas. As culturas são tão diferentes, mas, ao mesmo tempo, unidas pela fé”, frisou.

Para fazer sua inscrição no Festival da Juventude, clique aqui.

Nenhum comentário: