Igreja no Chile promove Missão Jovem




A Igreja no Chile vive, este ano, o mês missionário de maneira particularmente intensa em favor do desenvolvimento da Missão Jovem. "Queremos vivê-lo enriquecendo a nossa fé e manifestando a nossa esperança e caridade, porque é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como no passado, Ele nos envia pelas ruas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra" – ressaltam as Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Chile numa nota enviada à Agência Fides.

A juventude chilena quer conseguir, a partir do projeto Missão Jovem, um maior protagonismo na Igreja local; espaço físico para os jovens na Igreja; conhecer e integrar a realidade dos jovens na Igreja; atualizar a linguagem de transmissão da mensagem evangélica como resposta à necessidade atual.

Este ano, o mês de outubro é caracterizado pelo início do Ano da Fé recordando-nos que a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor que se recebe e se comunica como experiência de graça e alegria.

Dentro da programação da Missão Jovem, há também um grande dia para celebração da palavra no primeiro domingo do Advento. Cada diocese deverá realizar uma assembleia para avaliar a implementação de orientações pastorais para a juventude e estudar novo planejamento para ser adotado a partir de 2014.

A nota recorda que o momento chave será a celebração do Dia Mundial das Missões no próximo dia 21, em a Igreja no Chile fará uma oração especial e um gesto concreto de caridade. "A coleta desse dia, em todas as nossas igrejas e capelas será completamente destinada ao trabalho missionário da Igreja em todo o mundo" – destaca ainda a mensagem.

"É a fé transformada em caridade que permite às Pontifícias Obras Missionárias continuar incentivando o anúncio do Evangelho através de projetos de ajuda ao próximo, da justiça para os pobres, educação e cuidados médicos nas áreas remotas, além da reabilitação dos marginalizados e apoio ao desenvolvimento das nações" – conclui a nota.

População juvenil chilena
Os jovens representam um quarto da população chilena, de acordo com censo de 2009. São 4,2 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos. A maioria deles (87%) vivem em cidades e 13% em zonas rurais. Cerca de 23% dos jovens nessa faixa etária estudam ou terminaram o ensino superior. Um terço dos jovens chilenos apenas estudam, um quarto apenas trabalha e outros 10% não estuda nem trabalha. Aproximadamente 24% estão buscando emprego.

Comentários