IAM e JM da Paróquia Cristo Redentor, em Fortaleza/CE, promovem retiro



No período de 14 a 16 de setembro de 2012 o grupo de Infância e Adolescência Missionária com o grupo de Juventude Missionária promoveram Retiro com o tema central “Com fé em Deus e o pé na missão”. O subtema específico da Infância e Adolescência Missionária foi “Com a IAM compartilhando a fé” e o subtema da Juventude Missionária foi “Jovem, a que Deus quer seguir?”.

O evento, que reuniu mais de 50 pessoas entre crianças, adolescentes e jovens da Comunidade João XXIII, da Paróquia Cristo Redentor no território do Pirambú, contou com a participação do grupo de IAM da Paróquia da Paz.

Os coordenadores do evento, Estefânia Lima, assessora da IAM e José Lucivaldo, assessor da JM convidaram Rita de Cássia, assessora da IAM da Paróquia da Paz para ministrar formação para a IAM e Amanda da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, para ministrar formação para a JM.

O retiro contou com Adoração e Bênção do Santíssimo, vigília, louvor animado pela Banda Projeto Louvor e Alegria, oração de contemplação da natureza, aproveitando a proximidade com o mar, vivência da cruz, formação, animação e momentos de lazer com futebol e piscina.

Pelos depoimentos dos participantes sobre o retiro, é possível verificar como esse evento contribuiu para a formação e animação missionária. Para algumas crianças esse foi o primeiro retiro, como é o caso de Ravena Caetano, com apenas três meses de participação na IAM: “Esse final de semana a gente foi participar de um retiro. É muito legal. Tem várias coisas e no último dia é o dia de lazer. Tem piscina e as meninas jogam bola. No primeiro dia a gente ficou de vigília, mas só pode dormir às 6 horas. Aqui a gente reza e canta louvores”.

Para Maria Gabriela, que participou da IAM em 2010, saiu e retornou em 2012, o tempo que passou no Retiro deu novo ânimo: “Aquele grupo me animou muito. Eles sabem músicas diferentes e até os pequenos falam de passagens da Bíblia”.

Foi um momento de muita alegria poder partilhar este nosso retiro com a IAM da paróquia Nossa Senhora da Paz que participou conosco pois, tivemos como convidada para dar formação sobre o Perfil da Criança Missionária, a sua assessora Rita São Paio”, afirma Estefânia Lima, coordenadora  do Retiro.

Neste retiro os temas foram trabalhados visando mostrar para as crianças, adolescentes e jovens que devemos fortalecer nossa fé no Deus que dá tudo para todos nós e que devemos confiar e acreditar cada vez mais n´Ele pois, é através da palavra de Deus e do nosso Testemunho de vida que conseguiremos mostrar as pessoas que Deus estar agindo no meio de nós”, continua Estefânia.

Tivemos muitos momentos fortes da presença de Jesus Cristo em nosso meio, tanto na Adoração ao Santíssimo e na contemplação da cruz, como nos testemunhos de alguns missionários pelo mundo que foram passados através de vídeos”, afirma José Lucivaldo – Assessor da JM na Arquidiocese de Fortaleza e coordenador do Retiro.

O retiro foi realizado na Casa Verde, em frente à Praia de Iparana, no município de Caucaia.


Comentários