quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Missão Jovem: o Deus Missionário presente na alegria da juventude!


Nesse último fim de semana, 27 a 29 de julho, a cidade de Feira Grande, interior do Estado de Alagoas, pode ver e viver o rosto jovem da missão, na presença dos mais de 80 jovens missionários, 16 adolescentes missionários e 30 crianças missionárias que participaram dos três dias intensos de missão! Eles vieram das cidades de Arapiraca, Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Matriz e Capela Boa Vista), Anadia, Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Comunidade Brejo Novo), Boca da Mata (Matriz e Comunidade do Peri-peri) e Feira Grande (Comunidade Sítio Serra, que sediou as missões, Comunidade Mucambinho, Comunidade do   Pocinho, e a Matriz).

As atividades começaram na sexta-feira com a acolhida dos missionários pelas famílias da comunidade que durante os três dias, ganharam uns filhos a mais. A Missa de abertura com a celebração de envio missionário, foi celebrada pelo Pároco da cidade, Pe. Marcelo Bastos, que se animou muito com a presença da juventude na Paróquia.

Os Missionários começavam os trabalhos muito cedo, às 05h30 da manhã do sábado teve a oração do terço missionários nas ruas da comunidade que contou com a presença do coordenador do terço dos homens da comunidade, que pela primeira vez entrou em contato com o terço missionário e gostou muito da ideia e do carisma de rezar por cada continente nos mistérios.

No domingo pela manhã, foi vez de realizarmos a Via-Sacra pelo Sítio Abrobeira com caminhada até o Cruzeiro da cidade. A caminhada foi longa e as ladeiras da cidade também castigaram um pouco os missionários, mas ao mesmo tempo fortalecia-os. A jovem missionária Daiane Alves, ao chegar no topo da serra do cruzeiro, falou num grande sorriso: "Vale muito apena todo esforço, é muito bom estar aqui e contemplar tudo isso"

Aos pés da grande cruz que representa o amor e a Salvação da humanidade vindos de Jesus Cristo, os missionários e as pessoas da comunidade que os acompanharam se emocionaram e em sintonia com o mundo todo, puderam sentir a presença de Deus no meio do povo.


As visitas missionárias de casa em casa foram o ponto alto das missões. Foram vários os relatos emocionantes dos missionários, como o da Dona Raimunda, uma senhora de Feira Grande que deu exemplo de fé, ao ser visitada pelos missionários ainda na Via-Sacra, num abraço emocionado com a jovem Luane Lira, disse "A minha maior alegria é hoje estar viva para ver vocês jovens me visitando para falar de Deus, Louvado seja Deus!"

Todos se emocionaram também com o testemunho do pequeno Thiago, que representou a sua equipe missionária dizendo: "Hoje eu acordei com um monte de pessoas rezando na porta da minha casa, eu levantei e eles me chamaram pra ir com eles. Fiquei com vergonha e não fui, mas depois eu acompanhei. Depois fui fazer visitas missionárias com eles e foi muito bom. Nós temos que fazer isso, temos que sair para falar de Jesus". (Thiago é membro da Infância Missionária de Feira Grande)

Outras histórias bem divertidas, fizeram também a animação do pessoal, como o carro do senhor Davi, feira-grandense que esteve no apoio do transporte dos missionários que estavam acolhidos em casas muito distantes, ou que iam fazer missão em outros sítios da comunidade. Ele levou 13 pessoas de uma só vez em seu carro, que levaria no máximo 6.

Alegria, animação, criatividade e emoção marcou o encontrão das crianças organizado pela IAM. Seguindo o tema das Missões Jovens, eles falaram a sua maneira sobre "Quem é Jesus Cristo?". As crianças apresentaram a pessoa de Jesus por meio de Cordel, por meio de danças e coreografias, paródias e músicas. O pequeno missionário João Vítor por exemplo, impressionou a todos não só pelo talento no violão como também pelas paródias que fez junto com outros amigos da IAM, uma delas foi a paródia "Que Jesus é esse?" feita a partir da música de Legião Urbana "Que país é esse?"

A emoção foi mais forte e tocou o coração de todos no momento de confraternização com as famílias e despedidas dos missionários. Várias pessoas emocionadas contaram o que sentiram e o que viveram nesses dias, uma delas foi a Dona Neide, que acolheu duas jovens missionárias na sua casa e disse que "O meu sonho é que um dia minhas duas filhas se tornem jovens missionárias como vocês!"


Do lado de seus pais, Dona Flora e seu Davi, a Jovem Missionária, Luane Lira, feira-grandense e organizadora das missões jovens fala emocionada que "Queríamos que vocês vivenciassem da simplicidade de nosso povo feira-grandense, da nossa luta, do nosso acolhimento e amor, e é com uma alegria enorme no peito que, segundo as palavras de vocês mesmos, tudo isso foi vivido, sentido e amado. O sorriso no rosto das pessoas e as lágrimas derramadas pela emoção sinalizou a presença de Deus e fez com que o cansaço de cada um valesse a pena! Parabéns a JM do Sítio Serra, que unidos, fizeram essa maravilhosa missão, sem vocês, nada disso teria acontecido. E para todos as pessoas que visitaram nossa cidade, Muito Obrigada e Feira Grande continua de braços abertos para acolhê-los."



Nenhum comentário: