Formação para a JM em Ipameri: estudo da Missão à luz da Palavra de Deus



Ipameri (GO) acolheu no fim de semana, dias 17 a 19, o Encontro de Lideranças da Juventude Missionária (ELJUMI - Nível 2) que teve como tema “A Missão à luz da Palavra de Deus”, assessorado pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto. O evento reuniu 15 jovens das dioceses de Ipameri e Jataí.

Este encontro (Nível 2) é focado no aprofundamento da dimensão missionária na Bíblia.  O assessor apresentou A missão no Antigo Testamento, nos quatro Evangelhos, nos Atos dos Apóstolos e na Teologia Paulina. Segundo padre Marcelo, apresentar a missão na Bíblia é fundamental para que os jovens missionários conheçam raiz da missão. “Estudar a Missão na Bíblia fundamenta a dimensão missionária e os jovens precisam conhecer a sua origem. Através desse estudo mostramos que temos uma base e assim fortalecemos a Juventude Missionária”, comentou.

No Antigo Testamento, o assessor mostrou que a missão é apresentada sem a elaboração do conceito como o conhecemos hoje. “Os livros do Antigo Testamento falam do envio a partir do verbo Shalah, que vai aparecer 847 vezes, mas não deixa claro o conceito de missão”, disse. Já no Novo Testamento, o conceito aparece de maneira mais elaborada. “No Novo Testamento se trabalha a missão nos quatro Evangelhos, mesmo sem unicidade, cada Evangelho trabalha o termo que começa a ser elaborado do modo como o concebemos hoje”, explicou padre Marcelo.

Ainda segundo o assessor, durante a formação foi dado destaque à missão nos Atos dos Apóstolos, que trata do itinerário da missão e da expansão do Cristianismo a partir do trabalho dos primeiros apóstolos em anunciar o Evangelho. E, por último à missão na Teologia Paulina que se volta à dimensão da missão universal com base nos atos do apóstolo Paulo, chamado de apóstolo dos gentios por ser aquele que evangelizou os pagãos e os povos dispersos.

Os encontros de formação para líderes da Juventude Missionária fazem parte de um processo continuado, divididos em cinco níveis. O primeiro estuda a missão na bíblia; o segundo a missão à luz da Palavra de Deus; o terceiro aborda os documentos da Igreja; o quarto e quinto, por sua vez, tratam da “Missão e a Doutrina Social da Igreja” e o “Protagonismo Juvenil na Missão Ad Gentes”. “Desta forma acreditamos que aqueles que estão à frente da JM pelo Brasil tendo um pouco mais destes conhecimentos poderão dar mais qualidade para seus grupos fazerem o repasse nas bases”, afirmou Gualberto.

FONTE: POM - www.pom.org.br



Comentários