terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Juventude Missionária também é Gaúcha


Estando já em grande parte dos estados de nosso Brasil, a Juventude Missionária como parte integrante da Pontifícia Obra da Propagação da Fé chega ao Rio Grande do Sul e movimenta 11 das 18 dioceses existentes em nosso Regional. Nesse último final de semana, 25 e 26 de Agosto, estiveram reunido em Porto Alegre cerca de 65 jovens representando suas dioceses e pensando, em âmbito de Igreja Gaúcha, a atuação missionária jovem. 

Contando com assessoria de Padre Marcelo Gualberto, secretário nacional das Pontifícias Obras Missionárias, o encontro esclareceu a identidade, o perfil, a metodologia e o modelo de atuação necessária para que, como grupo em comunhão com os demais existentes no Brasil, possa contribuir para a formação integral da juventude. “Precisamos ir levar essa Boa-Nova de Jesus, essa experiência que fizemos, aos nossos irmãos e irmãs que esperam por nós”, ressaltava Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório e referencial da Animação Missionária de nosso Estado, na celebração de Envio.


Sendo uma iniciativa do Conselho Missionário Regional, o encontro teve por objetivo dar sangue novo a animação missionária, como destacou Padre Fabiano Dalcim, coordenador deste. “Nada melhor do que Jovens Missionários para dar essa cara nova para a Igreja, para dar novo impulso a ela. Por isso, nós apostamos na formação dos jovens e no potencial deles” comentou o padre. Esses jovens passaram à agentes da Propagação da Fé, comprometendo-se a difundir a Obra e renovar os setores da nossa Igreja que é por natureza missionária. Também a fazer dessa ainda mais agente de mudança que, assemelhando toda sua atitude ao jovem Cristo, dará sentido a vivencia cristã no lema: “Jovem Missionário, sempre solidário”.

Iluminando nossa realidade sobre o perfil, a identidade e a metodologia da Juventude Missionária, a Igreja do Rio Grande do Sul passa a contar com o protagonismo do jovem missionário. Venha ser da Juventude Missionária,  descubra sua vocação missionária e decida  viver plenamente a universalidade do mandado missionário de Cristo (Mt 28,16).

Guilherme Cavalli
Coordenador da JM no RS

Veja mais fotos e vídeos na página do facebook da JM do Rio Grande do Sul: http://www.facebook.com/JuventudeMissionariaGaucha




Nenhum comentário: