O Maracanãzinho, no RJ, se encheu de fé e juventude para contagem regressiva da Jornada Mundial em 2013



Foi encerrado neste domingo (29/7), no Maracanãzinho, o evento Preparai o caminho, anterior à 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro em julho do ano que vem. Estiveram presentes à celebração católica o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e o governador em exercício, Paulo Melo, além de bispos de cidades fluminenses como Friburgo e Volta Redonda, e dos bispos de Portugal e da Polônia.

A organização do evento estima que cerca de 50 mil pessoas tenham comparecido ao estádio nos três dias do Preparai o caminho, que foi encerrado com uma grande missa. Durante a missa, Paulo Melo discursou e entregou a Dom Orani o Prêmio Cardeal Salles de Turismo e Cultura, pela sua contribuição ao Estado do Rio.

"Os jovens do nosso estado, e do país, estão sendo chamados para a responsabilidade do amor ao próximo, da fraternidade e da fé em Cristo. Tive o privilégio de estar presente à 26ª JMJ, em Madri, em 2011, e pude constatar que este é um evento diferenciado, uma demonstração inequívoca de paz, amizade, solidariedade. Vamos fazer, no Rio, o melhor encontro da juventude católica e cristã que já houve", disse o governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).


Dom Orani agradeceu o apoio do Governo do Estado do Rio e lembrou que cerca de três mil voluntários estiveram treinando, este fim de semana, para a JMJ 2013. A direção da JMJ já recebeu, segundo ele, cerca de 40 mil inscrições de pessoas que desejam ser voluntárias na Jornada de 2013.

"O Preparai o caminho é uma oportunidade de termos uma experiência "in loco" da Jornada que estamos preparando. E é um grande momento para os jovens, afinal são poucas as ocasiões em que eles são os protagonistas", afirmou o arcebispo do Rio.

Dom Orani ressaltou, ainda, que o Papa Bento XVI agradeceu, na manhã deste domingo, de Roma, à arquidiocese do Rio pela diligência na acolhida aos jovens e na preparação da Jornada Mundial da Juventude.

Comentários