Encontro estadual da JM reúne 45 jovens em Ibiporã /PR



Cerca de 45 jovens de cinco dioceses (Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Umuarama e Maringá) do estado do Paraná participaram, nos dias 8 a 10, na Casa do Pontifício Instituto Missões Exteriores (Pime) em Ibiporã (PR) do Encontro Estadual para a Juventude Missionária.


Com início na sexta-feira, 8, a missa de abertura foi celebrada pelo presidente da Comissão Episcopal para a Animação Missionária da CNBB e bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Arthur Braschi. Em seguida, Pedro Lagni, coordenador do Conselho Missionário do Regional Sul 2 (Paraná) deu seu testemunho da experiência que teve em Guiné Bissau.

O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, trabalhou no sábado, a formação para a Juventude Missionária de nível 1 e 2, para duas dioceses que estavam dando início ao conhecimento da JM. “Explicou sobre o que é a JM, sua identidade, carisma, metodologia e perfil do jovem missionário”, comentou padre Marcelo. Ele conduziu ainda reflexões sobre a Missão na Bíblia, depois introduziu um trabalho em grupos sobre a missão no Novo Testamento.

Uma reflexão sobre o “se identificar com Jesus” foi feita pelo bispo emérito de Londrina, dom Albano Borttoleto Cavallin. Várias outras atividades foram realizadas ainda no encontro, como a reza do rosário missionário diante da imagem de Nossa Senhora Rainha das Missões, uma noite festiva com festa junina que teve quadrilhas e bingo.

No domingo, após um momento de oração, padre Marcelo falou sobre o 3º Congresso Missionário Nacional que acontecerá em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho, bem como dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) e presença das POM neste evento.

Um momento muito bonito foi quando a galera da JM presente falou por Skype com o missionário do Pime, padre Rogério, que está em missão com os índios do México. Na ocasião padre Rogério estava em Acapulco onde tem a casa de apoio para os missionários do Pime. Contou um pouco dos desafios missionários encontrados nestes quase dois anos por lá, os jovens fizeram também suas perguntas”, disse o secretário. 

Os jovens fizeram também suas contribuições no cofrinho missionário do encontro dando uma soma de R$ 78,45 que posteriormente será enviado para a evangelização juvenil em Guiné Bissau. Padre Estevão, assessor da JM e João Guilherme, coordenador da JM no estado, fizeram então os últimos encaminhamentos.

O encontro encerrou com a Eucaristia de Envio. Também passou pelo encontro a irmã Dirce Gomes, assessora nacional para a Animação Missionária da CNBB e secretária executiva do Conselho Missionário Nacional (Comina). 

Atualmente, das 18 dioceses do Paraná a JM está presente em 13.

Comentários