Jornadas da Juventude Católica de Guiné-Bissau - África



As Dioceses de Bissau e Bafatá, em Guiné-Bissau, realizaram, de 04 a 06 de maio, a sua Jornada da Juventude. Dom José Lampra Cá esteve em Farim com os jovens de Bissau e Dom Pedro Zilli em Buba com os de Bafatá. Em Buba, os jovens eram 530 provenientes de todas as paróquias e missões da Diocese. Em Bissau, os inscritos eram 1029, mas fala-se de 1300 presentes. 

Bissau e Bafatá tiveram em conta o tema da XXVII Jornada Mundial da Juventude para este ano de 2012: “Alegrai-vos sempre no Senhor”(Fl.4,4). Foi sublinhada a expressão do Papa: “a alegria é um elemento central da experiencia cristã”. Além deste tema, em Buba, partindo da Carta Pastoral do Dom Pedro Zilli, “A Esperança não engana”, refletiu-se no seguinte: “Jovens esperança de uma Guiné melhor”. Em Buba, os jovens foram inseridos no ambiente da Jornada do Rio de Janeiro, em 2013, conhecendo a sua logomarca oficial, cujo autor é o jovem Gustavo Huguenin, 25 anos de idade. Conheceram também o tema: «Ide, fazei discípulos de todas as nações!» (cf. Mt 28, 19).

Houve, em todas as duas jornadas, momentos de desconcentração, concurso musical, oração intensa, Santa Missa.

Na Missa de conclusão da Jornada da Juventude em Buba, no domingo, dia 06 de maio, Dom Pedro Zilli realçou o seguinte: “As jornadas da juventude em Farim e Bafatá revelam que, apesar das dificuldades provocadas pelo golpe militar de 12 de Abril, nossos jovens continuam a acreditar em possibilidades novas mais de acordo com a dignidade dos guineenses. Que a liberdade religiosa é profundamente respeitada neste nosso querido Pais. Revelam que a Igreja, através das Dioceses, Paroquias e Comissões, continuam a investir na juventude, esperança de um futuro melhor”.

Dom Pedro Zilli
Bispo de Bafatá (África)

Comentários