Começa Assembleia Geral Anual das POM em Roma


Tem início nesta segunda-feira, 7 de maio, na Casa de Exercícios Espirituais dos Salesianos, em ‘via della Pisana’, em Roma, os trabalhos da Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Se reúnem até a próxima sexta-feira, 11,  os diretores nacionais das POM vindos de todos os continentes, junto ao presidente e aos secretários-gerais das quatro Obras Missionárias (Infância e Adolescência Missionária, Propagação da Fé, União Missionária e São Pedro Apóstolo). O diretor nacional das POM do Brasil, padre Camilo Pauletti, participa do encontro pela segunda vez.


Como de costume, a primeira parte da Assembleia, 7 e 8 de maio, será constituída pela sessão pastoral, aberta pelo arcebispo Piergiuseppe Vacchelli, secretário adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente das Pontifícias Obras Missionárias. Na tarde de hoje está prevista a palestra do prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, que presidirá também a Eucaristia no final do dia. O tema da sessão pastoral é: "Missão ad gentes, paradigma da Nova Evangelização", que será ilustrado pelo observador permanente da Santa Sé no Conselho da Europa de Estrasburgo, dom Aldo Giordano, e pelo secretário-geral da Pontifícia União Missionária, padre Vito Del Prete, PIME, aos quais seguirão os trabalhos de grupo e o debate.

Na quarta-feira, 9, com a palestra introdutiva de dom Vacchelli e as tarefas previstas pelo Estatuto (entre as quais a apresentação dos novos diretores nacionais, a eleição dos moderadores e dos verbalistas, a leitura do verbal da Assembleia de 2011) terá início a Sessão ordinária da Assembleia. Seguirão os pronunciamentos dos secretários-gerais das quatro Pontifícias Obras Missionárias, que apresentarão o relatório do ano passado, a previsão de orçamento e os pedidos de subsídios aos diversos projetos encaminhados. Na mesma manhã de quarta-feira tomará a palavra o secretário-geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Timothy Lehane, SVD, e à tarde do secretário-geral da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, monsenhor Jan Dumon. A última palestra do dia será do monsenhor Silvano Rossi, encarregado da Administração.

A doutora J. Baptistine Ralamboarison, secretária-geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária, e o secretário-geral da Pontifícia União Missionária, padre Vito Del Prete, PIME, apresentarão suas intervenções na quinta-feira. A tarde será dedicada aos aprofundamentos e aos encontros por continente.

O programa de sexta-feira, 11, prevê o exame das decisões da assembleia, a aprovação do orçamento e dos projetos e as outras tarefas finais. A palestra conclusiva do presidente das POM, dom Vacchelli, encerrará os trabalhos da Assembleia de 2012. À tarde, a celebração na Basílica de São Pedro e a visita ao Colégio São Paulo. A audiência com o papa Bento XVI acontece no Sábado, 12.


FONTE: POM - www.pom.org.br

Comentários