VATICANO - O Papa numa paróquia romana: "Sejam vocês mesmos missionários de Cristo aos irmãos lá onde vivem, estudam ou somente transcorrem o tempo livre"


"Esta igreja posicionada no ponto mais alto do bairro lhes recorda que o Evangelho deve ser comunicado, anunciado a todos. Não esperem que outros venham trazer-lhes mensagens diferentes, que não conduzem à verdadeira vida, mas sejam vocês mesmos missionários de Cristo aos irmãos lá onde vivem, estudam ou somente transcorrem o tempo livre". Esta é a exortação que o Santo Padre Bento XVI dirigiu aos fiéis da paróquia romana de São João Batista de La Salle al Torrino, no sul da Diocese de Roma, onde realizou uma visita pastoral no domingo pela manhã, 4 de março.

Declarando-se satisfeito com o consolidado sentido de pertença dos fiéis à comunidade paroquial, o Papa destacou que "a fé deve ser vivida juntos, e a paróquia é o local onde se aprende a viver a própria fé no 'conjunto' da Igreja", e fez votos de que o próximo Ano da Fé seja uma ocasião propícia também para esta paróquia, para fazer crescer e consolidar a experiência da catequese sobre as grandes verdades da fé cristã, e superar o 'analfabetismo religioso' que é um dos maiores problemas de hoje".

Por fim, o Santo Padre se deteve sobre a centralidade da Eucaristia na vida pessoal e comunitária, e sobre a importância do Domingo, "que deve ser redescoberto e vivido como dia de Deus e da comunidade": "Reunidos em torno da Eucaristia, de fato, sentimos mais facilmente que a missão de cada comunidade cristão é levar a mensagem do amor de Deus a todos os homens. Eis porque é importante que a Eucaristia seja sempre o coração da vida dos fiéis".

FONTE: Agência Fides - 05/03/2012

Comentários