segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

POM do Brasil participam do 30º Curso de Missiologia do Cone Sul POM do Brasil participam do 30º Curso de Missiologia do Cone Sul



Me puseste em Marcha para anunciar o Evangelho” (Beato João Paulo II). Este foi o tema do 30º Curso de Missiologia para o Cone Sul que aconteceu na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 23 de janeiro e 11 de fevereiro. A formação é promovida pelas POM da Argentina em parceria com a Universidade Católica da Argentina (UCA) e a Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, que conferiu os certificados.

Durante o período de formação os participantes tiveram duas aulas por semana, ministradas durante a manhã, das 8h30 às 13h. O curso é destinado a leigos, religiosos, seminaristas e sacerdotes comprometidos na animação missionária. Participaram missionários da Argentina, Brasil, Venezuela, Colômbia, Chile, Paraguai, Equador, Filipinas, República Dominicana e Uruguai. Uma das novidades deste módulo foram as missões na diocese de São Justo, próximo a Buenos Aires, feitas pelos participantes.

Foi uma experiência belíssima de partilha, mas de modo especial por que nos fez conhecer um pouco mais a dimensão missionária da teologia. Muitas vezes estudamos teologia, mas não vemos a ótica missionária. Se pensa em muitos seminários que a missiologia é apenas uma matéria, porém, vimos que todas as disciplinas teológicas devem ser estudadas no âmbito missionário”, afirmou o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, que participou do curso.

Entre as disciplinas estudadas estão: Panorama atual da missão; Fundamentos teológicos da missão; Dimensão missionária da liturgia; Espiritualidade missionaria; Formação do discípulo missionário; Pastoral Missionária e Obras Missionárias Pontifícias; além de A missão e o magistério atual; Meios de comunicação ao serviço da missão; Seitas e novos movimentos religiosos. O Curso completo é um estudo aprofundado em missiologia, feito em três anos, sendo três módulos de 20 dias em cada ano: Introdutório, 2º ano e 3º ano.

Para o secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Brasil, padre André Luiz de Negreiros, a experiência cultural e a convivência foram os pontos mais marcantes do 30º Curso de Missiologia do Cone Sul. “Foram dias de experiências marcantes pautados em estudos, convivência, Adoração ao Santíssimo, Eucaristia e momentos de espiritualidade. Voltei muito fortalecido com a riqueza cultural argentina e dos demais países da América Latina. Vale a pena destacar a missão feita numa paróquia e o desafio da língua que nos colocou em teste várias vezes por meio do estudo e comunicação com as pessoas que falam apenas a língua espanhola. Recordo com muita alegria o estudo sobre as Pontifícias Obras Missionárias, proporcionado pela equipe nacional da Argentina que serviu para conhecermos novos pontos históricos, curiosidades, escutarmos e sermos escutados conforme os trabalhos realizados em cada realidade”, disse.

FONTE: POM - www.pom.org.br

Nenhum comentário: