AMÉRICA/ESTADOS UNIDOS - Outdoors financiados por freiras com o convite de Jesus a acolher os imigrantes

As realidades católicas do Estado de Iowa iniciaram campanhas de educação para pedir uma reforma nacional da imigração a fim de promover uma maior aceitação dos imigrantes em suas comunidades e congregações religiosas. As freiras de cerca dez comunidades católicas da região de Mississippi Valley financiaram a realização e a instalação de outdoors em seis cidades do Estado, com o trecho do Evangelho de Mateus em que Jesus convida a acolher os estrangeiros. A iniciativa foi coordenada por Ir. Johanna Rickl, superiora da Congregação da Humildade de Maria em Davenport.

Num comunicado, enviada também à Agência Fides, a religiosa explica que a decisão de investir recursos financeiros para os outdoors a fim de compartilhar o versículo da Bíblia sobre o acolhimento aos migrantes, foi ditada pela necessidade de acabar com as violações dos direitos civis e humanos que, a seu ver, se verificaram durante as intervenções das autoridades encarregadas da imigração em 2006 e em 2008, e que se teme possam se verificar nesses dias.

Em 12 de maio de 2008, centenas de agentes da Immigration and Customs Enforcement (ICE) prenderam 389 pessoas, a maior parte das quais proveniente de Guatemala e México. Três semanas depois, a maior parte dos detidos foi deportada. Os outdoors foram colocados em cruzamentos estratégicos nas cidades de Quad Cities, Des Moines, Dubuque, Cedar Rapids, Sioux City e Clinton. Segundo Ir. Johanna, as freiras já estão preparando uma nova campanha para se opor ao programa federal "Comunidades Seguras", para identificar os potenciais imigrantes com precedentes penais.

FONTE: Agência Fides - 14/01/2012

Comentários