Vai começar a 4ª Assembleia Nacional da Juventude Missionária



Com o tema “Jovens Missionários do Brasil para o mundo, à luz do Concílio Vaticano II” e o lema “Como o Pai me enviou, também eu vos envio (Jo 20, 21)”, tem início nesta quinta-feira, 15, a 4ª Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária (JM), evento que acontece na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília e reúne representantes de todos os estados do país.

Os participantes são os coordenadores estaduais da Juventude Missionária (ação que integra a Pontifícia Obra da Propagação da Fé das Pontifícias Obras Missionárias) dos 25 estados da federação mais o Distrito Federal. Três são os objetivos principais do evento mais importante da Juventude Missionária brasileira: avaliar a caminhada em 2011; confraternizar com os representantes dos estados e planejar as atividades de 2012.

A maior expectativa é ver o crescimento da Juventude Missionária. Se houve em 2011, queremos discutir os pontos fortes que poderão nos ajudar e, claro, onde há dificuldades queremos melhorar, fortalecer mais. Acredito que a avaliação de um ano de trabalho é, sem dúvida, o ponto alto dessa 4ª Assembleia”, observou o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto. Ele confirmou que o tema e o lema do evento são inspirados no 3º Congresso Missionário Nacional. “Optamos por contemplar o Congresso Missionário Nacional de Palmas para que tenhamos desde já essa sintonia, além de fazer alusão aos 50 anos do Concílio Vaticano II”.

A programação da Assembleia tem início na noite desta quinta-feira, 15, com a apresentação dos participantes, dos objetivos do encontro, com a divisão de grupos e tarefas e apresentação do relatório I (atividades de 2011). Na sexta-feira, a primeira parte da manhã será dedicada a um retiro missionário com o secretário nacional da Pontifícia União Missionária e São Pedro Apóstolo, padre Savio Corinaldesi, que abordará a passagem bíblica do livro de João (20, 21) e lema do 3º Congresso Missionário Nacional (CMN) de Palmas (TO), “Como o pai me enviou, também eu vos envio”. A parte da manhã finaliza com uma missa.

Ainda na sexta-feira, no período da tarde, os três padres secretários nacionais e o diretor das Pontifícias Obras Missionárias relatarão a caminhada em 2011 da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Pontifícia União Missionária, da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo e o desenvolvimento da Campanha Missionária, “Missão na Ecologia”, além de alguns projetos das POM e organização do 3º CMN.

O arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, irá abrir o primeiro momento da manhã de sábado, 17, com uma formação sobre o Concílio Vaticano II, a partir do tema “Jovens missionários do Brasil para o mundo, à luz do Concílio Vaticano II”. Em grupo, num segundo momento, os jovens trabalharão o tema “A doutrina social da Igreja não pode ser acorrentada”. Já na parte da tarde serão apresentadas pelos próprios Jovens Missionários as luzes e sombras da Juventude Missionária nos estados. Logo após haverá uma partilha das experiências na Jornada Mundial da Juventude em Madri, em agosto passado e, a apresentação de propostas para a Jornada Mundial da Juventude e Campanha Missionária 2013; esta última cuja temática deverá contemplar a Juventude Missionária.

A confraternização será na noite de sábado, com a Festa Missionária dos estados. E o domingo está reservado para o planejamento da agenda de encontros de 2012, avaliação da 4ª Assembleia da JM e para a celebração de envio dos Jovens Missionários.

FONTE: POM - www.pom.org.br

Comentários