Responsáveis e assessores do Setor Juventude refletem sobre a evangelização dos jovens



A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu de 1o a 4 de dezembro, em Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande do Sul (SP), o 2º Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos e de Assessores da Juventude. Nos quatro dias de trabalhos, os padres, religiosos, religiosas e leigos, se debruçaram sobre o Documento 85 da CNBB “Evangelização da juventude - Desafios e perspectivas pastorais”, o Documento 94 da CNBB - DGAE - Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011- 2015 (DGAE), e as propostas para a Pré-jornada e Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Em todos os momentos, os bispos e padres assessores, nos convidaram a partir de reflexões, a buscarmos respostas para questões atuais que envolvem as nossas juventudes nas mais diversas realidades: familiares, sociais e espirituais, sempre de modo descontraído com a cara da juventude e com a mesma responsabilidade destes jovens que trabalham, estudam e procuram assumir o compromisso real com a proposta de Jesus Cristo.

Estiveram presentes durante este período os Bispos: da Comissão Episcopal Nordeste 2: Dom Bernardino (Dino) Marchió, bispo de Caruarú (PE); do Nordeste 5: Dom Vilson Basso, bispo de Caxias (MA); do Regional Sul 1: Dom Antonio Carlos Altieri, bispo de Caraguatatuba (SP); do Centro-Oeste: Dom José Luiz Majella, bispo de Jataí (GO); e Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, Presidente da Comissão para a Juventude. Os padres assessores Sávio, Toninho, André Torres (salesiano) - padre referencial do Regional Sul 1, Jefferson, do Rio de Janeiro, esclareceram a respeito dos detalhes para JMJ de 2013.

No estudo do Documento 85 “Evangelização da juventude - Desafios e perspectivas pastorais” foi abordada a formação do Setor Juventude, o papel do assessor, as maneiras de fazermos com que o setor se torne local de diálogo de todas as espiritualidades existentes em nossa Igreja. Recordou-se que a juventude está no coração da Igreja e com este trabalho em conjunto temos como responder aos questionamentos dos jovens, da sociedade e da própria igreja. Ainda foi apresentada a estrutura da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e suas respectivas funções. À luz das cinco urgências propostas nas Diretrizes Gerais verificou-se que cada urgência coloca a juventude como espaço privilegiado de ação da igreja. Houve também espaço para trabalhar a Campanha da Fraternidade 2013 que terá como foco a Evangelização da Juventude e o lema: “Eis me aqui, envia-me” (Is. 6,8). As propostas foram apresentadas e discutidas em plenário para elaboração do material para a CF-2013.

Por fim, os participantes refletiram sobre a JMJ de 2013, de modo particular a pré-jornada que deverá acontecer em o Brasil, culminando com a Semana Missionária Jovem, que preparará todo o Brasil para a Jornada que tem como tema: “Ide, fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Jovens Conectados
Foi celebrado também o primeiro ano do site Jovens Conectados. O objetivo do site é responder a exigência da evangelização através das redes sociais. A apresentação das conquistas e dos números do primeiro ano do site foi feito pelos jovens voluntários. Encerrada a apresentação houve de um momento de confraternização.

Foram dias intensos de estudos, troca de experiências e principalmente de esperança para a missão. Dom Eduardo lembrou que a missão é árdua, que existem renúncias, mas que as alegrias são incalculáveis, e juntos podemos então cantar: ‘O rosto de Deus é jovem também. E o sonho mais lindo é ele quem tem. Deus não envelhece, tampouco morreu. Continua vivo no povo que é seu. Se a juventude viesse a faltar. O rosto de Deus iria mudar’”.

Por Padre Anderson Xavier Lopes
assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto

FONTE: http://jovensconectados.com.br

Comentários