Decisões importantes são tomadas na 4ª Assembleia Nacional da JM



A 4ª Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária (JM) terminou neste domingo, 18, após quatro dias de intensas atividades na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, com a presença de 29 pessoas de todas as regiões do Brasil.

Várias decisões e sugestões importantes foram tomadas durante o evento. A jovem Sara Guerra, coordenadora estadual da JM no Ceará, vai representar a Juventude Missionária no Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e no Cone Sul, esta última antes exercida pelo jovem Fabiano Alves de Souza, do estado do Espírito Santo.

Nos próximos dias 8 a 15 de janeiro, João Guilherme, do Paraná, juntamente com mais um jovem, irá representar a Juventude Missionária do Brasil nas Missões do Paraguai, evento que acontece anualmente naquele país.

Para a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, foram nomeadas algumas lideranças para começar a pensar na sede missionária do evento: Tiago Scalco, Erica Julia,  Rodrigo Piatezzi, Sara Guerra e Fabiano Alves. Ainda para 2013, a JM escolheu uma proposta de tema e lema para a Campanha Missionária: “Juventude em missão” e lema “Ide e façais discípulos em todas as nações" (Mt 28,19) o mesmo da JMJ-2013. A sugestão será apresentada para as Pontifícias Obras Missionárias. Outra decisão importante foi para a aplicação dos materiais da JM. Antes era aplicado para da mesma forma para jovens entre 15 e 25 anos. Agora passa a ser para jovens de 15 a 30 em conformidade com a Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece que os jovens estão nessa faixa-etária.

O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e JM, padre Marcelo Gualberto, saiu contente da Assembleia. “Foi um evento muito positivo com a participação de muitos jovens iniciantes, mas com boa bagagem missionária. Fizemos um encontro muito rico com experiências marcantes e participações valiosas como a do arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, que tratou o tema ‘Jovens missionários do Brasil para o mundo, à luz do Concílio Vaticano II’ na espiritualidade, como também do padre Sávio Corinaldesi, que nos contemplou com a abordagem da passagem bíblica do livro de João (20, 21) e lema do 3º Congresso Missionário Nacional (CMN) de Palmas (TO), ‘Como o pai me enviou, também eu vos envio’”, avaliou o secretário.

FONTE: POM - www.pom.org.br

Para ver as fotos do encontro, visite nossa página do flickr.

Comentários