Comire do Regional Leste 2 realiza Assembleia



O Conselho Missionário do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais)  realizou nos dias 3 e 4, sua 25ª Assembleia que contou com a participação de 27 pessoas de várias dioceses.

O evento teve por objetivo partilhar as experiências realizadas ao longo deste ano. Tiveram destaque os trabalhos da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Pastoral da Juventude, das Missões Populares, dos Conselhos Missionários, como os Conselhos Missionários de Seminário. Houve espaço também para os testemunhos missionários dos participantes. “Também apareceram limites, dificuldades, desânimos, falta de gente que assume, poucos recursos”, comentou o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) padre Camilo Pauletti, que participou e orientou a reflexão sobre o tema “Secularização e a Missão”.  “Percebemos o quanto estamos envolvidos e vivendo num mundo secularizado e pluricultural, muito diverso de alguns anos atrás. Se sobressai a tecnologia, o consumismo, imediatismo e tantas oportunidades são oferecidas às pessoas”, pontuou ele ao falar sobre o tema.

Nos dias de Assembleia os participantes refletiram também como a Igreja, através de seus membros, pode dar o seu testemunho em defesa da vida, dos verdadeiros valores e saber distinguir o que não favorece a caminhada de cristãos. Houve testemunhos do Projeto Missionário da Igreja do Brasil com a Igreja no Haiti e a missão da leiga Ivone no estado do Maranhão.

No domingo foram dados encaminhamentos para a participação no Congresso Missionário Nacional em Palmas (TO) marcado para os dias 12 a 15 de julho de 2012. Também foram vistas ações em nível de dioceses, Províncias e para o Regional. Os participantes chegaram à conclusão de que é preciso agilizar, articular e animar mais os trabalhos missionários.

O bispo de Guaxupé (MG) e referencial da dimensão missionária no Regional, dom José Lanza Neto, encorajou os participantes a continuarem nesta caminhada e manifestou sua preocupação com a missão da Igreja.

Na avaliação, foi dito que o encontro foi muito bom. Um ponto negativo, porém, foi a falta de várias dioceses que não compareceram à Assembleia. Ainda no encontro, São Francisco Xavier foi lembrado. Padroeiro das Missões junto com Santa Teresinha do menino Jesus, ele é celebrado pela Igreja no dia 3 de dezembro. A Assembleia teve seu encerramento com a celebração de envio e a benção dada por dom José Lanza.

FONTE: POM

Comentários