ELJUMI em Estância/SE


O ELJUMI deu início no dia 17 de setembro as 7h30 na casa dos jovens na cidade de Salgado/ SE, onde contou com a participação de 27 jovens da Diocese. Pela manhã a Coordenadora Estadual e Diocesana da JM, Fernanda, fez a abertura do encontro com a oração inicial. Posteriormente os jovens se apresentaram, e o seminarista Alisson, falou sobre a carta do Papa João Paulo II destinada aos jovens.


Logo após o seminarista e ex-coordenador Estadual da JM, José Adielmo, falou sobre a Juventude Missionária de acordo com o catecismo da igreja católica e o documento de Aparecida para em seguida aprofundar na reflexão sobre o perfil e a identidade da JM. Após o lanche a Secretária Diocesana, Carol e a Coordenadora Estadual, Fernanda falaram sobre a história da obra da Propagação da Fé, a história da fundadora Paulina Jaricot e os padroeiros da missão.

 A tarde a coordenadora paroquial da IAM da cidade de Salgado, Maria da Piedade, falou sobre a metodologia da JM, abordando as Quatro áreas integradas, em seguida foram realizadas oficinas sobre o tema “Família”. Depois das oficinas a Coordenadora Estadual da JM, falou sobre o perfil do coordenador missionário e sobre a campanha Missionária de 2011 “Missão na ecologia”, ao anoitecer deu-se por encerrado as atividades com a oração do o terço missionário.

Depois da janta, tivemos a noite cultural, onde foram realizadas algumas apresentações, danças, brincadeiras, músicas e muita diversão.

O Domingo iníciou com a oração da manhã onde os jovens firmaram compromissos com a missão frente ao círio pascal comprometendo-se a colocá-los em prática em sua paróquia e em suas vidas. Após o café da manhã, o Jovem Coordenador da arquidiocese de Aracaju, Erivanildo, falou sobre as POM e a mística da JM, “Sacrifício, Oração e Solidariedade”. Durante todos os momentos de formação houve animação com a banda da JM de Salgado. O encontro terminou com a missa de envio dos missionários, celebrada pelo pároco Pe. Ilmar. Onde os jovens se despediram e foram para suas paróquias, colocar em pratica o que aprenderam.

Comentários