domingo, 23 de outubro de 2011

São Guido Maria Conforti



Dom Guido Maria Conforti nasce em Parma, na Italia, aos 30 de março de 1865. Faz seus primeiros estudos junto aos Irmãos das Escolas Cristãs. No breve trajeto rumo à escola, o pequeno Guido pára freqüentemente numa igrejinha para olhar o Crucifixo que domina o altar. Aos pés daquele crucifixo brota a vocação missionária.

Apesar da resistência do pai, entra no seminário com 10 anos de idade. Logo se apaixona pela vida e pela obra de São Francisco Xavier e planeja continuar-lhe a missão: ir para a China. Sua saúde muito fragil, porém, não permite realizar seu sonho. Somente uma graça de Nossa Senhora do Rosário possibilita a sua ordenação sacerdotal, em 1888.

Então, em 1895, Conforti, com apenas 30 anos de idade, decide fundar uma congregação missionária com a finalidade de anunciar a Boa Nova pelo mundo afora. Guido queria dar continuidade ao sonho de São Francisco Xavier de evangelizar a China, por isso, chamou seus missionários de “xaverianos”. Com a herança recebida após a morte do pai, compra uma casa onde reune um grupo de 17 seminaristas. Em 1899 envia seus primeiros missionários para a China.

Em 1902, é nomeado arcebispo de Ravenna e, em seguida, bispo de Parma. Conforti torna-se pastor de dois rebanhos: a diocese e a congregação xaveriana. Ele é um guia exemplar e incansável de sua igreja, mas nunca se esquece de ser bispo para o mundo todo. Dedica-se com todas as forças à formação de seus missionários e ao crescimento da consciência missionária universal no clero de toda Itália. 

Em 1916 com o Pe. Paulo Manna, funda a União Missionária do Clero. Em 1928, vai à China visitar os seus missionários. Peregrina por todos os postos mais avançados onde os seus filhos trabalham. Depois de uma vida dedicada inteiramente à missão, Conforti é chamado à Casa do Pai em 5 de novembro de 1931. Aos 17 de março de 1996, o Papa João Paulo II o proclama bem-aventurado.

Hoje os Missionários Xaverianos continuam o projeto de Dom Guido na China, Japão, Filipinas, Bangladesh, Indonésia, Serra Leoa, Chade, Camarões, Congo, Burundi, Moçambique, Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Colômbia, México, e Brasil. Em 1944 foram fundadas as Missionárias de Maria – Xaverianas por iniciativa do padre xaveriano Giacomo Spagnolo e da Madre Celestina Bottego, em maio de 1944. 

Por intercessão de São Guido Maria Conforti, hoje todos eles pedem e se comprometem para que o mundo se torne uma só família de irmãos e de irmãs.

FONTE: POM - http://www.pom.org.br

Nenhum comentário: