Pe. Marcelo, Secretário Nacional da Obra da Propagação da Fé, visita Diocese de Caraguatatuba/SP



A missão com a Juventude Missionária tem tomado cada vez mais espaço pelo Brasil, desta vez o Pe. Marcelo Gualberto esteve na diocese de Caraguatatuba – SP, precisamente na Paróquia Nossa Senhora das Dores na cidade de Ubatuba, para encontro de formação da JM.

A visita do Pe. Marcelo foi organizada pelo Pe. Inocêncio Xavier, padre do clero de Uruaçu – GO e está em missão na diocese de Caraguatatuba já há dois anos. É pároco da referida paróquia. Esta visita consistiu em três momentos muito singular para animação missionária na diocese.

Em um primeiro momento na sexta a tarde, a visita ao Seminário Maior Beato José de Anchieta da diocese de Caraguatatuba, mas situado na cidade de Taubaté – SP onde Pe. Marcelo pôde falar aos 18 seminaristas, filósofos e teólogos juntamente com o reitor Pe. Elimar sobre a animação missionária e sobre a responsabilidade de todos neste mês missionário. Depois celebramos a missa com os seminaristas.

Em um segundo momento no sábado, almoçamos com Dom Antonio Carlos Altieri, SDB, Bispo de Caragua onde houve a oportunidade conversarmos sobre a animação missionária na diocese. Na oportunidade estava ainda o Pe. Antonio Maria padre referencial para o Conselho de Animação Missionária Diocesano. Dom Altieri demonstrou bastante entusiasmado para animação missionária em sua diocese apesar a diocese ter apenas 12 anos de criação.

Uma terceira oportunidade foi o dia 09 de outubro onde reunimos na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Ubatuba jovens para implantação e formação de grupos da JM. Sempre incentivado pelo Pe. Xavier, pároco e amante da IAM e JM alguns jovens já tinha participado do encontro em Guarulhos, agora outros jovens puderam conhecer mais sobre a JM. Participaram cerca de 25 jovens de duas paróquias: Nossa senhora das Dores e Nossa senhora das Graças.

O encontro consistiu em passar os primeiros passos para implantação da JM nas comunidades. Momento muito significativo foi o terço missionário rezado na orla da praia. Em sintonia com a CM 2011 Missão na ecologia. A cada mistério rezado até chegar ao ponto do outro mistério os jovens iam coletando os lixos espalhados na beira da praia. Em um curto espaço foi coletado três sacos de 100 litros de lixo em sai maioria sacolinhas plásticas, garrafas pet e latinhas de alumínio.

Assim, a JM é conscientizada e conscientiza os outros que por lá estavam e observavam aquele gesto.


Comentários