JM participa de celebração dos 10 Anos da IAM em Irecê/BA


Iniciou com a santa missa as 08h presidida por Dom Tommaso, bispo diocesano, com a presença de Ir. Jane, coordenadora estadual; Ir. Rita, coord. Diocesana; Pe. Erito, da equipe estadual da IAM e JM e Romilson, coordenador estadual da JM da diocese de Bom Jesus da Lapa. Após a missa concentraram-se no salão paroquial para o lanche. No segundo momento houve animação comandada por Romilson com a apresentação das paroquias presente, apresentação dos grupos divididos por continentes Romilson retornou a animação apresentando seu talento também na animação.


No terceiro momento. Ir. jane com sua assessoria lembrando os 10 anos celebrado o ano passado em vária paróquias, inclusive em  Bom Jesus da Lapa. Ela prossegue falando da missão e o seu valor na vida do evangelho animado e na vida da iam. Entre as pessoas importantes na vida missionária Ir. jane apresenta a pessoa de D. carlos, fundador da iam, Paulina Jaricort, Jão Paulo II o seu papel também na missão da Igreja. A mesma continuou explanando o tema missão na ecologia na vida do planeta. lembrou do Bioma desta região que é caatinga e do Bioma  que pede SOS a Amazonia e suas riquezas.

Foi comentado da poluição das aguas de forma geral e de algumas especie em extinção. A irmã provocou qual seria o cuidado em relação a esta realidade no que diz respeito aos participantes da IAM e JM. Em meio a outras situações emergentes a Ir. destacou a Africa de modo particular Samália por está vivendo uma situação lamentavel, muitas vidas são extintas a cada dia.

Foi contada a história de Rian um garoto que sensibilizou com a situação de uma comuidade da África pela falta de agua que consegue levar à vante um projeto de amor as sisternas para dar vida aquelas criaças. Entre estas preocupações falou do crescimento demografico e suas consequencias  em relação ao meio ambiente.

No quarto momento Ir. Rita, coordenadora diocesana, retomou e icentivou os grupos a apresentarem os gestos concretos conforme a campanha da Fraternidade de 2011. Tais apresentações em forma de teatro, música, desfile e por meio da fala. Dentre os gestos concretos foi apresentados objetos como brinquedos por meio de forma reciclada, depois de um momento de intensa animação.

As 12h ouve a parada para almoço, enquanto isso Romilson, coordenador da JM e Pe. Erito reuniu todos os grupos de JM presente das 3 paróquias Irece, S. Gabriel e Lapão para avaliar a caminhada, fazer uma coordenação diocesana e apresentarem uma programação para 2012. A reunião foi altamente positiva.

Em seguida ouve apresentações, animação, testemunho, terminando com oração dirigina por Ir. Rita e e Pe. Érito.

DEZ ANOS DA IAM EM IRECE
A Infância Missionária dez anos está a completar na cidade de Irecê
Todos estão a celebrar
Vamos juntos meus amigos, neste dia comemorar
esta data tão importante, para jovens e crianças de todo lugar.

Peço a benção do Deus poderoso
e a de São Francisco Xavier
Que nesta data tão importante
Aumente em nós o dom da fé
Com Santa Teresinha e Forbim Janson
E Jesus de Nazaré
Pois muitos necessitam desta obra
Portanto assessores mantenha sempre de pé.

Criança evangelizando criança
E o lema da mesma em todo lugar
Pois sem este lema central
Nada poderia se concretizar
Pois criança evangelizando criança
de tudo podemos esperar
Então eu digo para vocês
Esta missão não pode parar!
(Marcelo Rodrigues)

Comentários