JM do Rio de Janeiro realiza penúltima atividade do ano


Nos últimos dias 14 a 16 de outubro foi realizado o 2º Encontro de Lideranças da Juventude Missionária (2º ELJUMI) do estado do Rio de Janeiro. O encontro contou com a participação de cerca de 75 pessoas, entre elas assessores e coordenadores da JM, assessores e coordenadores diocesanos da IAM, missionários, membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) e lideranças de diversas pastorais.


O 2º ELJMI foi a penúltima atividade no estado do Rio de Janeiro e teve o objetivo de firmar a Juventude Missionária no Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro) e iniciar a expansão, mostrando a capacidade de formar jovens e leva-los a evangelizar e ajudar outros jovens.

Assessorado pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, o encontro contou com representantes de 18 paróquias, vindos de duas arquidioceses e três dioceses do Rio: arquidioceses de Niterói e Rio e dioceses de Barra do Piraí/Volta Redonda, Petrópolis e Nova Iguaçu.

Atividades
Na sexta-feira, 14, aconteceu a abertura do encontro com a missa celebrada pelo padre Marcelo José juntamente com o padre Marcelo Gualberto e o diácono Alípio. Depois teve uma breve apresentação do Comidi da arquidiocese de Niterói. Em seguida aconteceram algumas apresentações e a primeira palestra do ELJUMI. Este dia contou com a presença do responsável pelo Comidi de Niterói, padre Willian.

No sábado, 15, os participantes rezaram o terço missionário e em seguida houve o ciclo de palestras da manhã. Ainda na parte da manhã o coordenador do Comire do Regional Leste 1, padre Licinho, fez uma breve apresentação do que é o Comire e as suas atividades. Depois de outro ciclo de palestras realizadas na parte da tarde os participantes do encontro celebraram com uma missa o primeiro ano de presença da JM no estado do Rio.

A noite se estendeu com um momento de louvor e oração. “Na parte da noite tivemos um dos grandes momentos do encontro. Saímos pelas ruas do bairro Ingá, guiados pela imagem de Nossa Senhora Aparecida numa caminhada muito animada, ‘bem jovem’ saudando os moradores. Finalizamos este momento com a coroação de Nossa Senhora Aparecida”, comentou o coordenador estadual da JM, Rodrigo Monteiro.

As atividades do domingo tiveram início com um missa e, em seguida, as últimas palestras do secretário da JM, padre Marcelo Gualberto. A missionária camaronesa, irmã Catherine Angoa, fez uma exposição dos seus trabalhos nos últimos três anos no Brasil. Hoje ela atua na IAM da diocese de Nova Iguaçu (RJ).

Continuando na manhã do domingo, a coordenadora do Comide de Niterói, Ana Cristina, fez uma breve apresentação das atividades missionárias na arquidiocese. Os coordenadores estaduais, no final do encontro, solicitaram aos representantes paroquiais e diocesanos, uma ficha descrevendo quais seriam as suas ações iniciais. Durante as próximas semanas eles entrarão em contato com cada um deles, para colocar as ideias em prática. O momento final do encontro foi o envio missionário.

Hoje, a Juventude Missionária do Rio de Janeiro é reconhecida pelo Comire do Regional Leste 1. Somos membros executivos do Comire e reconhecidos por todas as dioceses do Regional exceto Campos dos Goytacazes, pois não estava presente na última assembleia regional. A JM está atuando em três paróquias da arquidiocese de Niterói, são elas: paróquia Nossa Senhora das Graças (Porto Velho-SG), paróquia São José Operário (J. Catarina – SG) e paróquia São João Batista (Município de São Pedro da Aldeia)”, comemorou a coordenadora estadual da JM no estado do Rio, Thiná Brito.

FONTE: POM - www.pom.org.br

Comentários