ÁFRICA/NIGÉRIA - Transmitida ao vivo pela TV e internet a missa para o Dia Mundial das Missões



A Direção Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Nigéria, para os meses de setembro e outubro promoveu um programa bimestral de iniciativas tendo em vista a celebração do Dia Mundial das Missões celebrado em 23 de outubro. "Nos meses de setembro e outubro, através de boletins paroquiais, foi dado grande destaque ao Mês Missionário", conta Pe. George Olusegun Ajana, Diretor Nacional da Missio Nigéria, numa nota enviada à Agência Fides.

"Grande evidência foi dada também pelas emissoras de rádio e pela imprensa. Os diretores diocesanos e suas equipes se fizeram porta-vozes das instituições e organizações da Igreja. Além disso, as Comissões diocesanas e paroquiais das POM se encontraram para elaborar estratégias comuns. Entre as iniciativas, a recitação diária do Rosário missionário por todos os missionários do mundo". "Na semana anterior ao Domingo das Missões que chamamos de Semana Missionária", ressalta Pe. George, que no momento em que escreve está em andamento na Diocese de Nnewi esse evento. "Domingo, 16 de outubro sacerdotes de todas as paróquias, durante as missas acentuaram esse evento importante. Todos os dias, de segunda-feira a sábado, houve um seminário para todos os sacerdotes e religiosos da diocese, encontros para toas as associações católicas masculinas e femininas, jovens, os Cavaleiros de São Mulumba, o Movimento Missionário Juvenil e outras organizações leigas da Nigéria. Outro dia foi dedicado à Missão de todas as Pontifícias Obras e outro ao estudo da mensagem do Santo Padre Bento XVI. Enfim, na sexta-feira e sábado em todas as paróquias, casas religiosas e de formação, está prevista a adoração eucarística".

"Todas as dioceses receberam o pôster do Domingo das Missões e a tradução da mensagem do Papa nas três principais línguas do país, chamadas WAZOBIA. Para a celebração dominical o departamento nacional organizou com a transmissão da Missa ao vivo por 2 horas, através da Internet a estação de televisão African Independent Television (AIT). Além disso, durante o segundo Congresso Nacional das Missões, em andamento na Nigéria de 28 de setembro a 2 de novembro, este Dia Mundial continua sendo o centro das atenções", conclui o Diretor Nacional.

FONTE: Agência Fides - 22/10/2011

Comentários