Encontro Diocesano da Infância, Adolescência e Juventude Missionária na Diocese de São Mateus/ES



Aconteceu nos dias 09,10,11 de setemnro, no CEDI, em São Mateus/ES, o Encontro Diocesano da Infância, Adolescência e Juventude Missionária.sob a coordenação de Francisco Malacarne, o Kiko. Aproximadamente 35 pessoas estavam presentes, entre assessores e coordenadores dos grupos de crianças, adolescentes e jovens missionários espalhados pela diocese.

Enviaram representantes as paróquias de Conceição da Barra(4), Pedro Canário(5), Boa Esperança(4), Pinheiros(4), Ecoporanga(6), Vila Valério(2), Nova Venécia(1), Jaguaré(2), Santo Antônio(1) e São Mateus(2). Do Seminário Maior estavam presentes os seminaristas Arthur, Jader e Vitor Vasconcelos.
Na sexta-feira, os participantes assistiram ao documentário da Campanha Missionária de 2011. No sábado pela manhã, após Missa celebrada pelo Pe. Valdinei, assessor da Dimensão Missionária, houve um momento de estudo e reflexão sobre as Santas Missões Populares, feita pelo mesmo. Na parte da tarde, a jovem Ana Késia, da paróquia de Pedro Canário falou de forma muito dinâmica sobre a Campanha Missionária. Houve também um rico momento de partilha de experiências,onde cada grupo pode expressar aquilo que sente e o que tem feito em sua comunidade de origem. Mais tarde, houve a oração do Terço Missionário e a Noite Cultural, com uma animada gincana. No domingo, o grupo dirigiu-se à Matriz de São Mateus e participaram da Missa presidida pelo pároco, Pe. Erasmo. Retornandoo ao local do encontro, o jovem Fabiano, da paróquia de Santo Antônio, contou a sua experiência na Jornada Mundial da Juventude, em Madri, Espanha.
O último momento foi de avaliação e depois o envio. Durante a avaliação, refletiram e analisaram o que tem diso feito e tudo que pode-se ainda fazer. O grupo avaliou como negativa a ausência das paróquias de São Gabriel e Vila Pavão, que tinham grupos da IAM. Além disso, falou-se da pouca ou nenhuma quantidade de representantes enviados por algumas paróquias. Além disso, houve um pedido para que hajam mais encontros de comunhão e intercâmbio durante o ano.
É necessário sempre lembrar que a missão renova a Igreja e que o futuro da mesma está nas mãos dos pequenos de hoje, que serão os grandes amanhã.
FONTE: http://www.diocesedesaomateus.org.br

Comentários