Congresso Missionário na Província Eclesiástica de Mariana/MG



Com o objetivo de dar prosseguimento à preparação do 1º Congresso Missionário da Província Eclesiástica de Mariana (arquidiocese de Mariana e dioceses de Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano) aconteceu no sábado, 17, uma reunião na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itabira.

Foi definido na reunião a data do Congresso que será de 27 a 29 de abril de 2012, confirmada a presença do diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, que será o principal assessor do evento, além da temática que será a mesma do 3º Congresso Missionário Nacional que acontecerá em Palmas (TO) em julho de 2012, “O secularismo e o pluricultural que vivemos em nossa realidade”.

O Congresso de Mariana vai dar também um enfoque especial aos 50 anos do Concílio do Vaticano II. Vários eixos temáticos também serão abordados, como: Infância e Adolescência em Missão; Juventudes e Missão; Formação Missionária nos Seminários; Políticas Públicas e Missão; Missão Ad Gentes; Missão Continental (Ênfase nas Santas Missões Populares); Comunicação e Missão; Missão e Ecologia; Família e Missão; Igrejas Irmãs e Missão; Migração e Missão; Ecumenismo e Missão. Para estes eixos serão convidados assessores específicos.

Ao fim da reunião estabeleceu-se uma sigla para a organização missionária na Província, convencionando chama-la de COMIPEM, que quer dizer, Conselho Missionário da Província Eclesiástica de Mariana. A próxima reunião será em Caratinga, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, no dia 10 de dezembro de 2011, às 9h.

FONTE: POM - www.pom.org.br

Comentários