Novos bispos” conhecem a sede nacional das POM


A sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, recebeu, na noite desta quinta-feira, 11, a visita de 14 dos 17 bispos novos do Brasil, nomeados entre agosto de 2010 e julho deste ano. Os prelados passaram a semana na capital. Eles participaram do “22º Curso para Bispos Novos” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que teve início no dia 8 e terminou nesta sexta-feira, 12.

Durante a visita, o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, e os secretários nacionais das Pontifícias Obras de São Pedro Apóstolo e União Missionária e Infância e Adolescência Missionária (IAM), respectivamente, os padres Savio Corinaldesi e André Luiz de Negreiros, apresentaram a história da sede nacional em Brasília e dos fundadores das Obras Missionárias.

Padre Camilo destacou a importância dos bispos darem atenção à dimensão missionária nas comunidades, paróquias e dioceses e convocou-os a entenderem e se aproximarem da proposta das POM. “Faz muita diferença ter grupos de Infância e Adolescência Missionária nas dioceses, ter a presença da Juventude Missionária, do Conselho Missionário do Semiário (Comise). Vocês precisam conhecer e incentivar em vossas dioceses”, disse aos bispos o diretor.

Na capela, padre Savio chamou a atenção dos bispos para a dimensão missionária da Igreja e convocou-os a se sentirem responsáveis por este trabalho universal. “Vocês são os primeiros responsáveis pela dimensão missionária da Igreja. Não se esqueçam disso. Aqui nas POM temos tantos trabalhos que às vezes não dá tempo para fazer como deveríamos lá fora, mas vocês podem e devem realizar a dimensão missionária nas próprias comunidades”, exortou padre Savio.

Os bispos receberam sacolinhas missionárias da Infância e Adolescência Missionária que continham material da Campanha Missionária 2011, “Missão na Ecologia” (DVDs, novenas, envelopes) e livros missionários. Padre André comentou o trabalho desenvolvido pelas POM com a Campanha Missionária durante todo o ano, de modo especial, em outubro, no mês missionário. “Os frutos da Campanha Missionária são revertidos para a dimensão missionária em todo mundo, principalmente para os países mais necessitados. É um trabalho que merece a adesão das lideranças como os bispos que podem fazer muito por esse aspecto essencial da Igreja”.

Após a apresentação dos materiais, os bispos participaram de um momento de confraternização oferecido pela casa.

FONTE: POM

Comentários