sexta-feira, 1 de julho de 2011

Comissão para a Juventude discute projetos e preparativos para a JMJ-2011


A sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, acolheu nos dias 29 e 30 de junho, o Encontro com os responsáveis dos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela Comissão para a Juventude.

O Encontro contou com a participação de 20 pessoas, entre elas o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro; os assessores da Comissão, padre Carlos Sávio e padre Antônio Ramos do Prado, entre outros.

O andamento dos preparativos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ-2011) que acontecerá em Madri, Espanha, no próximo mês de agosto, foi um dos destaques da reunião. Além disso, discutiu-se também sobre “O que é uma Jornada Mundial da Juventude” e “Jornada Diocesana”.

Dom Eduardo Pinheiro frisou a importância da Igreja no Brasil criar a cultura da vivência da Jornada e explorou o conteúdo do Documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”. Outro ponto discutido foi a elaboração de pistas para a criação do Setor Juventude nos Regionais e dioceses e criação de projetos como o “Bote Fé”. Trata-se de um dia de Vigília e Oração que acontecerá em São Paulo (SP), no dia 18 de setembro e reunirá todas as expressões juvenis da Igreja no Brasil.

Brasileiros na JMJ-2011
A 45 dias da Jornada Mundial da Juventude e um dia após o encerramento das inscrições para o evento, o Brasil conta com 13 mil jovens inscritos. Já se sabe também que há 61 bispos, 56 padres (da Comissão para a Juventude) que estarão no Encontro Mundial da Juventude com o papa. A delegação oficial da CNBB tem cerca de 500 inscritos.

Juventude Missionária
De acordo com o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, que também participou do encontro na sede das POM, a JM como expressão juvenil, também está inserido na Comissão para a Juventude com o objetivo de articular os trabalhos que contemplem, de fato, a juventude brasileira.

A JM está disposta a contribuir para que a Comissão da Juventude possa se tornar um verdadeiro espaço de partilha de carismas e identidade, com o objetivo de sempre levar Jesus aos jovens”, afirmou o secretário.

FONTE: POM

Nenhum comentário: