Encontro de Formação para Assessores e Coordenadores de grupos da Juventude Missionária no Paraná


De 03 a 05 de junho, estiveram reunidos cerca de 30 jovens e futuros assessores para formação de grupos da Juventude Missionária (JM), na Província de Maringá, Paraná. Os presentes vieram de Perobal, Guairá, Sarandi e Maringá.

Na sexta-feira à noite (03), após a acolhida e janta, João Guilherme de Mello Simão, coordenador Regional da JM, apresentou os objetivos do encontro, tornar a JM uma realidade nas comunidades, em seguida, a irmã Dirce Gomes da Silva apresentou a Universalidade da Missão.

No sábado (04) os trabalhos iniciaram com a Celebração Eucarística, presidida pelo padre José Estevão Magro, PIME, Assessor Regional da JM, que após o café trabalhou o tema: “Evangelização, vocação própria da Igreja”, e “Fundamentos da missão”. Antes do almoço ainda, João Guilherme, apresentou aos presentes as Pontifícias Obras Missionárias, a divisão delas e a importância de cada uma. À tarde, foi trabalhado com os participantes sobre a JM: história, perfil, identidade e metodologia por João Guilherme.

O grupo foi dividido para trabalho em 4 grupos. Os grupos montaram uma reunião da JM com o tema: “Internet”. Cada grupo ficou com uma parte da reunião: Pontos positivos e negativos; Espiritualidade Missionária; Compromisso Missionário e Vivência em grupo. Para encerrar os trabalhos do dia, às 18h30 foi rezado o terço missionário. Após o jantar aconteceu uma noite recreativa, com dinâmicas, danças e músicas.

O domingo começou com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv. Após o café, João Guilherme conduziu o momento de trabalho de grupos por diocese: como implantar a JM na diocese; com a escolha de 2 jovens para serem os coordenadores diocesanos. Para a Diocese de Umuarama foram designados coordenadores: Igor Vieira Joaquim, da Paróquia São José Operário e Alex do Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, ambos de Umuarama. Para coordenar a Província de Maringá foram escolhidos: Alisson Jhonnathan Gusmão de Sarandi e Anacarla da Silva de Souza de Perobal. O encontro terminou as 12h00 com o envio missionário.

Verônica de Souza.








Comentários

Alisson Gusmão disse…
Gostaria de ressaltar que as coordenadoras escolhidas para a Arquidiocese de Maringá são a Elana Estéfane Volpato e a Drielle Michella Terrão Gonçalves. Parabéns a todos e bom trabalho a nós todos.
Jovem Missionário, Sempre Solidário!
Elana PR disse…
Olá a todas, só queria fazer uma correção, tbm foram escolhidos os coordenadores da Arquidiocesse de Maringá, as jovens Elana Volpato e Drielle Michella da Paroquia Nossa Senhora das Graças de Sarandi! Esse encontro foi mto abençoado, e já está começando a arrebanhar as suas ovelhinhas para essa caminhada! Que Deus abençoe a todos, jovens missionários... sempre solidários! até mais