Curso de Animação Missionária reúne 55 pessoas de 32 dioceses, em Florianópolis/SC


Com o objetivo de promover formação missionária para assessores e coordenadores dos diversos Conselhos Missionários dos Regionais do chamado “Sulão”, que compreende os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, aconteceu nos dias 22 a 26, na Casa de Retiros dos Padres Jesuítas no Morro das Pedras, em Florianópolis (SC), o curso para animadores missionários que reuniu 55 animadores, entre padres, religiosos, seminaristas e leigos de 32 dioceses.

A formação contou ainda com a participação do Regional Oeste I da CNBB (Mato Grosso do Sul), com a presença de 2 dioceses. A coordenação do curso ficou sob a responsabilidade do padre Valdemar Carminati (coordenador do Conselho Missionário Regional do Sul 4 – Santa Catarina) e da irmã Dirce Gomes (coordenadora do Comire Sul 2 - Paraná).

Durante o curso houve vários temas abordados. O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, abriu discussão sobre o tema “A Animação Missionária como tarefa dos Conselhos Missionários. Identidade, atividade e organização dos Conselhos Missionários Diocesanos e Conselhos Missionários Paroquiais, juntamente o secretária do Conselho Missionário Regional do Sul 1 (São Paulo), Aparecida Severo.
Foram ainda abordados outros temas como “Os caminhos da missão pela Galiléia ao longo dos séculos”, pelo assessor do Setor CEBs da CNBB, professor Sérgio Coutinho; “O encontro com a missão hoje e seus protagonistas”, pelo secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estevão Raschietti; “As novas perspectivas de ação e animação missionária”, pelo assessor para a Dimensão Missionária da CNBB e secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), padre José Altevir da Silva.

Além dos conteúdos de formação e informações, o Curso foi enriquecido com fortes momentos de Espiritualidade, partilha, convivência e relações fraternas.

FONTE: POM

Comentários