JM participa de Encontro do Setor Juventude do Regional Nordeste 1 - Ceará


Unidade na diversidade”: esta foi a bandeira defendida durante o Encontro Ampliado do Setor Juventude do Regional Nordeste 1. O encontro foi realizado de 11 a 13 de março, na Diocese do Crato, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos com a participação de representantes de 7 dioceses do regional (Sobral, Limoeiro do Norte, Iguatú, Crateús, Crato, Itapipoca e Arquidiocese de Fortaleza). A assessoria do encontro foi feita pela Coordenação Regional do Setor Juventude e por Pe. Sávio – Assessor do Setor a nível nacional.

No primeiro dia da ampliada foi feito um momento de mística e de acolhida junto aos representantes das Dioceses, em seguida Pe. Sávio apresentou um breve resumo de como seria a formação no dia seguinte sobre o Setor Juventude. O segundo dia de encontro contou com a avaliação da caminhada do Setor Juventude no regional a partir dos passos que estavam sendo dados nas Dioceses. Foi enfatizada pelos articuladores diocesanos a importância do Setor, as dificuldades em fortalecer sua articulação e as ações que estavam sendo realizadas deste a assembléia que legitimou a coordenação a nível regional composta da seguinte forma: Bispo Referencial – Dom José Luiz, Coordenadora – Suzana (Arquidiocese de Fortaleza), Vice-coordenadora – Muriel (Diocese do Crato), Secretário – Reinaldo (Diocese de Sobral), Assessores – Diácono Carlos (Arquidiocese de Fortaleza), Ir. Luciene (Arquidiocese de Fortaleza) e Chiquinho (Diocese de Sobral).

Pe. Sávio conduziu o estudo sobre o Setor Juventude apresentando seu objetivo, principais dificuldades e passos para articular o setor nas dioceses. Pe. Sávio socializou também como está a articulação do Setor a nível nacional a partir dos seus principais projetos. Sobre a Jornada Mundial da Juventude foi exposto como o Brasil que está se organizando para participar do evento.

Durante o encontro foi questionado se a organização do Setor a nível regional estava de acordo com as orientações da CNBB. A Coordenação Regional do Setor socializou que a articulação a nível regional foi algo pensada e construída a partir da realidade do regional. A motivação de criar uma Coordenação Regional do Setor nasceu da necessidade de apoiar a criação e acompanhamento do Setor nas Dioceses. Foi apresentado as Diretrizes que norteiam a criação do setor juventude no regional, ressaltando que ele é uma construção coletiva dos articuladores diocesanos do setor, aprovado na Assembléia Regional realizada em abril de 2010 e o que mesmo deve orientar a criação do setor juventude nas Dioceses tendo como base o Documento 85. Na oportunidade os articuladores diocesanos também reorganizaram o Plano de Atividades do Setor Juventude no Regional, destacando os projetos de sustentabilidade, formação, missão e acompanhamento.

Ao final do encontro, os articuladores diocesanos ressaltaram a importância de fortalecer o setor juventude no regional a partir do envolvimento de todas as expressões juvenis que compõem o setor. Suzana – Coordenadora Regional do Setor Juventude, agradeceu a colaboração de todas as Dioceses, principalmente dos jovens da Diocese do Crato que acolheram de coração aberto o Encontro Ampliado. Suzana também agradeceu de modo especial a assessoria de Pe. Sávio. O encontro foi encerrado com uma confraternização, seguindo no dia seguinte de uma visita as locais de romaria da cidade de Juazeiro do Norte.

FONTE: Setor Juventude/CE - http://sejuce.blogspot.com



Comentários