Encontro da JM no Regional Centro-Oeste reflete CF-2011 e o conhecimento, seguimento e o anúncio de Jesus Cristo.

O evento é uma oportunidade de refletir com os jovens o tema da Campanha da Fraternidade 2011, ‘Fraternidade e a Vida no Planeta”, numa característica própria da juventude. Trata-se de um ensejo para se refletir a dimensão missionária da CF”’.

A afirmação é do secretário nacional da Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, sobre o 8º Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária (8º ERJAM) que acontece entre os dias 8 e 10 de abril, na diocese de Tocantinópolis, município de Araguaína (TO) e deve reunir 300 jovens do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins).

Realizado a cada dois anos, o 8º ERJAM vai discutir este ano, “A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”, lema da CF-2011, e “Conhecer Jesus Cristo é nossa alegria, segui-lo é uma graça, anunciá-lo é nossa missão”, lema do evento em Araguaína.

Padre Marcelo destacou que o encontro é um convite aos jovens refletirem a sua responsabilidade para com o meio ambiente. “É uma reflexão que se faz com os jovens e adolescentes sobre sua responsabilidade para com o meio ambiente; uma vez que nós vimos todas as realidades do nosso cotidiano, do meio ambiente, as catástrofes que vêm acontecendo, os desastres naturais; tudo isso chama os jovens a se questionarem: Eu também não estou contribuindo para que isso aconteça?”, refletiu o secretário.

O lema do 8º ERJAM, “Conhecer Jesus Cristo é nossa alegria, segui-lo é uma graça, anuncia-lo é nossa missão”, será assessorado pelo padre Marcelo Gualberto. De acordo com ele, os três pontos: conhecer, seguir e anunciar Jesus Cristo, devem ser disposições presentes no coração do jovem missionário. “A intenção é passar aos jovens a necessidade dele, hoje, fazer a experiência missionária e partilhar com o outro; não de qualquer forma, mas de maneira alegre porque o jovem cristão e missionário deve ter a alegria de anunciar a Palavra”, comentou.

Ainda durante sua exposição, padre Marcelo pretende fazer os jovens zelarem pelas fontes que levam a Jesus Cristo. “A eucaristia, a Palavra e os sacramentos”, pontuou o sacerdote. As discussões girarão em torno do Documento de Aparecida (DAp) que convida todos à “A alegria de ser discípulo e missionário”.

Dinâmica do 8º ERJAM
Três grandes pontos serão as bases do 8º Erjan de Araguaína: o contato com a Palavra, alimento que fortalece a juventude; o momento missionário e a presença nas famílias, onde ficarão hospedados; e, por último, as reflexões sobre a situação da Juventude e Adolescência Missionária no Regional Centro-Oeste.

A palestra do padre Marcelo Gualberto acontece na sexta-feira, 8, à noite. No sábado, acontece o momento missionário de visita e conhecimento da realidade carente das periferias de Araguaína nas duas paróquias do município; à noite acontece o momento cultural. O domingo será reservado para os encaminhamentos finais do encontro.

O 8º ERJAM contará com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO), e anfitrião do evento, dom Giovane Pereira de Melo; a participação do presidente do Comire e bispo de Porto Nacional (TO), dom Romualdo Matias Kujawski e do coordenador padre Marcos Aureliano.

FONTE: POM

Comentários

Unknown disse…
Olá!! Gostaria muito de participar do ERJAM, como faço?

Claudiane
Unknown disse…
Bom so no ano de 2013 agora querida!!
Unknown disse…
So no ano de 2013 agora querida!!