E se foi padre Fabiano Kachel...


O padre Fabiano Kachel, 88, foi enterrado na manhã de sábado, 26, no cemitério municipal de São José dos Pinhais/PR. Seu corpo foi velado na catedral do mesmo município e reuniu centenas de pessoas que conheceram o religioso e missionário da Congregação do Verbo Divino.

A missa das exéquias foi presidida pelo bispo diocesano de São José dos Pinhais, dom Ladislau Biernaski. Estiveram presentes também o irmão do padre Fabiano, monsenhor Domingos Kachel e mais seis irmãs. Além deles, a despedida contou com a presença do arcebispo de Curitiba (PR), dom Pedro Fedalto e mais 25 sacerdotes.

O secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, representou as Pontifícias Obras Missionárias (POM) na despedida a padre Kachel. “Foi uma despedida emocionante. Chamou atenção de todos a ação de seis homens, os pioneiros da Infância e Adolescência Missionária (IAM) fundada por padre Fabiano Kachel em São José dos Pinhais”, destacou padre Sávio.

Memória
Kachel foi um apaixonado pelas Pontifícias Obras Missionárias. Ele foi um dos maiores estudiosos de missiologia no Brasil. Boa parte do material de seu estudo foi doada à biblioteca da sede das POM, inaugurada em fevereiro deste ano. São cerca de 8 mil títulos sobre o tema. Hoje, a biblioteca da entidade é uma das, senão a maior biblioteca sobre o estudo da missiologia no país.

Em São José dos Pinhais, padre Kachel implantou a Infância e Adolescência Missionária quando ainda não existia a articulação nacional das POM.

FONTE: POM

Comentários