Encontro reúne jovens de todos os carismas e movimentos religiosos da Igreja no Brasil


Na próxima sexta-feira, 3, tem início no Centro de Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), o 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ). O evento, organizado pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deve reunir 450 jovens e 50 adultos, lideranças nacionais de movimentos e congregações que trabalham com jovens de todo o Brasil.

O encontro tem por objetivo celebrar a unidade da Igreja na diversidade de carismas”, antecipa o assessor do Setor Juventude, padre Carlos Sávio. Ainda de acordo com padre Sávio, o evento procura se aproximar das expressões juvenis presentes na Igreja no Brasil. “O Setor Juventude busca somar esforços para que todos juntos possam anunciar, com discernimento e responsabilidade, o Evangelho de Jesus”, completou padre Sávio.

Mais de vinte movimentos de expressão nacional já confirmaram presença, entre eles, o Segue-me, o Caminho Neocatecumenal, o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, a Legião de Maria, as Equipes Jovens de Nossa Senhora, e outros. Também estarão presentes as congregações que caminham mais próximas do Setor Juventude Nacional, como a Articulação da Juventude Salesiana, a Pastoral Juvenil Marista, a Juventude Franciscana e os Vicentinos Jovens, além da Comissão Nacional de Leigos do Brasil, organismo da CNBB.

Também participarão do encontro os secretários nacionais das Pastorais de Juventude e representantes das Comunidades Novas com maior representação nacional, como a Comunidade Católica Shalom e Canção Nova.

O bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e Referencial do Setor Juventude, dom Eduardo Pinheiro; e o bispo de Caraguatatuba (SP), dom Antônio Carlos Altieri, estarão presentes como assessores. O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, presidirá a missa de abertura.

Durante o encontro, também ocorrerá o lançamento do site Jovens Conectados, que será a página oficial do Setor Juventude na internet e vai congregar notícias e informações sobre as várias expressões eclesiais dedicadas ao trabalho com os jovens.

Mais informações sobre o encontro, acesse http://www.encontromovimentos.wordpress.com ou entre em contato pelo e-mail: juventude@cnbb.org.br.

FONTE: CNBB

Comentários