Dia Mundial das Missões é celebrado na Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo/SP


No último domingo, dia 24 de outubro, todas as Igrejas Católicas do mundo celebraram o Dia Mundial das Missões. Trata-se de um dia especial, em que a Igreja reza e colabora, de forma especial, com os missionários e misssionárias de todo o mundo.

Na Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo/SP, não foi diferente... Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Vila Curuçá, às 09h, na ocasião do Dia Mundial das Missões, foi celebrada uma missa especial em comemoração aos 100 anos de fundação das Irmãs Missionárias da Consolata, com a presença das Irmãs e dos Leigos Missionários.

O Instituto foi fundado pelo Bem-Aventurado José Allamano em 1910. As primeiras religiosas chegaram no Brasil em 1946; em São Miguel Paulista vieram na década de 50 para trabalhar no Hospital da Nitro Química. Na década de 60 compraram um terreno na Vila Curuçá, onde começaram a construir uma casa para receber as irmãs idosas e doentes e aqui estão, até hoje onde desempenham seu trabalho na animação missionária, vocacional e pastoral. Atualmente, a família das Missionárias e Missionários da Consolata é formado por Padres, Irmãos, Irmãs, jovens e Leigos consagrados à Missão Além-Fronteiras, presentes em 26 países de quatro Continentes.

Mas as comemorações não pararam por aí. Ao final da celebração, os jovens missionários saíram cantando e rezando pelas ruas até chegarem à casa de um dos membros do grupo onde realizaram a Novena Missionária, subsídio preparado pelas Pontifícias Obras Missionárias para este mês de outubro.

Na tarde do mesmo dia, os Leigos Missionários da Consolata, vindos de São Miguel, do Imirim, Jandira, Joanópolis, Iguape, realizam uma visita às irmãs da Casa José Allamano, onde puderam avaliar a caminhada realizada neste ano de 2010, trocar experiências, além de partilharem a alegria de serem discípulos missionários ao som de uma sanfona.

Em sua mensagem para o mês das missões, o Papa Bento XVI, diz: “Efetivamente, a consciência do chamado a anunciar o Evangelho, estimula não apenas os fiéis, mas todas as Comunidades diocesanas e paroquiais a uma renovação integral, abrindo-se sempre mais à Cooperação Missionária entre as Igrejas, para promover o anúncio do Evangelho no coração de toda pessoa, povos, culturas, raças, nacionalidades, em todas as latitudes”. Que a Campanha Missionária ajude no despertar da consciência, para bem viver sua vocação missionária, como uma opção de vida.

Rodrigo A. Piatezzi - Coordenador diocesano da IAM em São Miguel Paulista/SP

Comentários