Algumas sugestões para a celebração do Dia Mundial das Missões – 24/10/2010


PREPARAÇÃO:
- Enfeitar a igreja com as cores dos cinco continentes: verde (África), amarelo (Ásia), azul (Oceania), branco (Europa) e vermelho (América);
- Se possível, as velas do altar também sejam destas cores ou em um vaso com arranjos coloridos;
- Em lugar de destaque, colocar a figura dos padroeiros, que entrará na procissão de entrada.

ENTRADA:
- Figura, quadro ou imagem dos Padroeiros das Missões: Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier;
- Globo terrestre;
- Revistas missionárias ou Boletim SIM;
- Crianças da IAM com sua camiseta ou crianças vestidas de túnica (tnt) das cores dos continentes. Estas podem também trazer as velas coloridas pára colocar sobre o altar ou em algum lugar próximo.


ATO PENITENCIAL:
COM: Pelo Batismo Jesus nos fez anunciadores e testemunhas do seu Evangelho. Após mais de 2000 anos a realidade do mundo é este:
- A África conta só com 13% de católicos,
- A América com 63%,
- A Ásia apenas com 13% de católicos;
- A Europa com 40% de católicos e
- A Oceania 26%.
Diante desta realidade pedimos perdão.
Canto: Piedade, Piedade, Piedade de nós! (bis)

COM: Olhando também a realidade do Brasil, podemos ver uma multidão de irmãos que gritam por mais justiça, que são enganados pelas Seitas, pelos Governos; que estão ainda e separa do anúncio da Boa Notícia. O que fiz, o que faço, e, o que farei por estes meus irmãos? Por tudo isso, pedimos!
Canto: Piedade, Piedade, Piedade de nós! (bis)

COM: Em nossa comunidade, encontramos rostos e línguas de vários países: Feições sofridas de pais, de mães, jovens e crianças. O amor de Deus por eles é infinito e por todos eles, Jesus deu a vida. Como seguidoras de Cristo, de que modo somos sinais visíveis deste amor de Deus entre eles?
Canto: Piedade, Piedade, Piedade de nós! (bis)


PROCISSÃO DA BÍBLIA (OU EVANGELIÁRIO):
- Enfeitar a Bíblia a ser levada em procissão até o ambão. Seria conveniente uma música coreografada durante a entrada da Bíblia;
- Outra alternativa: colocar as crianças da Infância Missionária (ou da Catequese) enfileiradas ao longo do corredor central da igreja, tendo fitas coloridas amarradas nos pulsos. A Bíblia passa de mão em mão, é beijada pelas crianças e chega ao ambão. Durante as leituras as crianças podem ficar em volta, com velas coloridas nas mãos (ou juntas segurando o globo terrestre).


ORAÇÃO DOS FIÉIS:
- Veja o panfleto do dia preparado pelas POM. Se conveniente, acrescentar outras preces de cunho universal.


APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS:
- Trazer alguns símbolos missionários, como: o cartaz da campanha, o texto da novena, um par de sandálias, uma sacola de tiracolo, algum objeto típico dos continentes, os cofrinhos missionários das crianças e os envelopes da coleta. Não se esqueça que esta coleta ajuda a Igreja a sustentar os missionários espalhados pelo mundo, geralmente em situações bem precárias.


ABRAÇO DA PAZ
- Cinco pessoas representando os continentes (através de túnicas, camisetas coloridas, roupa típica, ou uma faixa escrita o nome de cada continente), receberão a paz do celebrante que diz:

CELEBRANTE: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
TODOS: O amor de Cristo nos uniu.

CELEBRANTE: Paz a você ÁFRICA!
COM: Terra de um povo alegre. A tua cultura possa ser instrumento de evangelização.

CELEBRANTE: Paz a você AMÉRICA!
COM: Terra de entusiasmo! Que teus ideais de fraternidade construam uma Igreja Missionária.

CELEBRANTE: Paz a você EUROPA!
COM: Terra de antiga tradição cristã. Não canse de viver e defender os valores dos antepassados.

CELEBRANTE: Paz a você OCEANIA!
COM: Terra de muitas ilhas, povos e belezas. A tua Igreja, fundada por leigos, seja exemplo para o mundo.

CELEBRANTE: Paz a você ÁSIA!
COM: Terra de grandes valores espirituais. Seja apóstolo destes mesmos valores.

CELEBRANTE: Paz a vocês todos irmãos! (Todos se cumprimentam)


BÊNÇÃO FINAL:
- A comunidade é convidada a voltar-se para a porta de saída ou na direção dos quatro pontos cardeais, abrangendo todas as direções, enquanto quem preside faz a oração:

CELEBRANTE: O Senhor esteja convosco.
T- Ele está no meio de nós!

(voltados para a porta de entrada da igreja)
CELEBRANTE: O Deus Pai, que em Jesus manifestou a solidariedade e a caridade, vos faça mensageiros do Evangelho e testemunhas do seu amor no mundo.
T: AMÉM!

(voltados para o lado direito da igreja)
CELEBRANTE: O Senhor Jesus que prometeu à sua Igreja estar a seu lado até o fim dos tempos, dirija os vossos passos e confirme as vossas palavras.
T. AMÉM!

(voltados para o lado esquerdo da igreja)
CELEBRANTE: O Espírito Santo esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar os pobres, das vista aos cegos e curar os corações humilhados e contritos.
T. AMÉM!

(voltados para o altar)
CELEBRANTE: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.
T. AMÉM!

CELEBRANTE: Levai a todos a alegria do ressuscitado! Ele é Vida para todos os povos!
T. Graças à Deus!


DESPEDIDA:
- Distribuir uma lembrancinha do Dia das Missões aos participantes da Missa ou celebração. Pode ser confeccionada pelas próprias crianças.


LEMBRETES:
- Conforme orientação do Diretório Litúrgico da CNBB, hoje se pode celebrar a Missa “Pela Evangelização dos Povos” (cf. Missal Romano, p. 902). Encontramos no Missal dois formulários com orações próprias: coleta, sobre as oferendas e depois da comunhão.
Podem ser usadas também leituras próprias que estão no Lecionário III (para as missas dos santos, dos comuns, para diversas necessidades e votivas). Nas Missas para diversas necessidades, temos a Missa pela Evangelização dos povos com diversas opções de leituras (do Antigo Testamento, Salmos, Novo Testamento e Evangelhos).
Pode-se optar ao menos por uma leitura específica para o dia de hoje, a critério da equipe que prepara a liturgia, em combinação com quem vai presidir, ou então fazer uma das orações próprias da Missa “pela evangelização dos povos” indicadas no Missal.

- Se possível, convidar um missionário(a) para dar testemunho do seu trabalho além-fronteiras, ou ainda, ler o testemunho de algum missionário.

- O envio em missão, nos ritos finais deve motivar a comunidade a assumir com maior entusiasmo sua vocação missionária dentro e fora da Igreja.

- O globo (assim como as túnicas) podeser confeccionados usando uma grande bola de plástico, revestida de tnt azul claro (oceanos) e com os continentes feitos de tnt colorido e colado com cola quente ou mesmo alfinete. Fica barato e eficaz.

Comentários