300 jovens participam de Congresso Missionário na República Democrática do Congo


"A promoção da comunhão eclesial, chave da missão". É este o tema do Congresso Missionário dos Jovens que se realizou de 07 a 10 de outubro em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.

Do Congresso, organizado pela Pontifícias Obras Missionárias, em colaboração com várias congregações missionárias e grupos de inspiração missionária, participaram 300 jovens provenientes das dioceses de Kinshasa e Kisantu.

Segundo a agência católica DIA de Kinshasa, os organizadores do Congresso perceberam que os jovens encontram vários obstáculos no trabalho de difusão do Evangelho. Entre eles estão a falta de experiência e formação e as escassas oportunidades de debate e reflexão comum entre os diferentes grupos de jovens da Ação Católica. Segundo os organizadores do Congresso, a abertura ao universal e a solidariedade sem fronteiras está ausente em vários movimentos e grupos de jovens, enquanto a animação missionária permanece um conceito novo na pastoral juvenil.

O principal objetivo do encontro é despertar a consciência missionária dos jovens para torná-los agentes missionários. Por isto, o Congresso discute como promover a animação missionária na paróquia e sensibilizar os jovens a se empenharem na realidade local e universal.

O Congresso foi concluído no domingo, 10 de outubro, com a cerimônia de envio à missão e a assinatura da manifestação conclusivo. Os participantes serão enviados em uma missão de 11 a 23 de outubro, em várias paróquias de Kinshasa e Kisantu para fazer animação missionária e sensibilizar os jovens para o Dia Mundial das Missões, no domingo, 24 de outubro.

FONTE: Agência Fides - 09/10/2010

Comentários