Jornada Missionária Franciscana no Maranhão - 06 a 08/08/2010


A IV Jornada Missionária Franciscana teve por intenção ajudar os jovens a compreender, amar e participar ativamente das missões tanto em seu cotidiano como em trabalhos pastorais.

A grande Jornada, iniciou de maneira espetacular com a calorosa acolhida do grupo de Oração Água Viva, teve músicas animadas e também entrega de kits aos vários jovens vindos dos estados do Piauí e Maranhão. Logo pela noite houve uma celebração de abertura na igreja São Francisco onde a mesma foi presidida por fr. Jean, fr. Claudio Santos, fr. Marcos Bizerra, fr. Alfredo e fr. Jocélio.

O tema “Juventude Tua Vida é Missão” e o lema “Vai e reconstrói a minha igreja” foi assessorado por Fr. Wellington Jean, de Canindé/CE, que por sua vez proporcionou momentos fortes de aprofundamento espiritual onde de maneira dinâmica passou a verdadeira mensagem do que é MISSÃO!

As oficinas trabalhadas foi uma maneira de incentivar os jovens a encontrar seu ideal missionário, sendo elas com os seguintes temas e seus respectivos assessores: Missão através da arte com fr. Ivaldo; Projeto Além Fronteiras com Graça Rosa; Pastoral da Juventude com Ir. Toinha; Pastoral Vocacional com ir. Ísis; Juventude Franciscana com Sandoline e Vilciele; Pastoral Familiar com Fontineles e Maria Gomes; Bíblia com Ir. Candida; Políticas Públicas com Flavio; Juventude Paroquial com Fr. Jonecildo e Juventude Missionária-POM com Liebert e Auriélio.

Nas apresentações o objetivo foi lançado, embora o jovem não estivesse participado em sua oficina na qual despertaria o desejo de seguir o trabalho missionário a verdadeira intenção foi de apresentar caminhos para cada um deles através das apresentações dos temas abordados.

Foi uma oportunidade única a reflexão das oficinas, os jovens expressaram suas vontades em querer fazer o melhor e deram o melhor de si através das apresentações de cada assunto.

No domingo e último dia houve uma emocionante caminhada missionária pelas ruas de Bacabal no sentido de exercitar o momento Espiritual oferecido a todos os jovens através de uma “parada” da rotina, para rezar, celebrar, cantar e pular de um modo diferente rumo a igreja Nossa Senhora da Conceição( Porta Aberta) onde aconteceu a celebração de envio presidida pelo Bispo Dom Armando Martin Gutierrez, que em seu sermão focalizou o verdadeiro sentido missionário.

E foi com muita animação e entusiasmo que os jovens se despediram e com a certeza de que a IV Jornada Missionária Franciscana ficará para sempre em seus corações e será lembrada sempre que colocarem em prática seus trabalhos missionários em seus diversos momentos seja em casa ou em sua comunidade.

PAZ E BEM!

FONTE: http://www.franciscanosmapi.org.br










Comentários