Ela aprendeu a lidar,
desde 1819, com as necessidades presentes na Igreja e associá-la a todo o Povo
de Deus: suas opiniões mostraram-se perspicazes e verdadeiramente proféticas.
Não é de admirar que a Obra da Propagação da Fé, fundada em 1822, reconhece
hoje toda intuição, iniciativa e método de uma jovem de Lyon.
O chamado a cada um dos fiéis a serem participantes na
atividade missionária da Igreja é fundada no Batismo e na Confirmação (LG 33).
Essa responsabilidade é realizada em dois campos na missão ad gentes: a
atividade missionária e a cooperação missionária. A atividade missionária da
evangelização é realizada pelos missionários nos lugares e grupos que ainda não
conhecem Cristo, e a cooperação missionária faz parte da ação evangelizadora da
Igreja e, talvez, seja a mais extensa. Nós não podemos todos ser missionários
no sentido exato da palavra, mas todos são chamados a ser missionários no
sentido mais amplo do significado da cooperação missionária, com a nossa ajuda,
espiritual ou material.
Todos somos responsáveis pela
Missão Universal da Igreja. Seja como parte de uma comunidade, como Igreja
local e da vocação à qual cada um é chamado. Existem passagens da vida de Paulina
que nos dizem como ela viveu sua co-responsabilidade com a missão de toda a
Igreja. Podemos falar sobre algumas características de sua vocação missionária:
a sua capacidade de ir além dos limites, se entregando incondicionalmente à
missão de Jesus Cristo.
Como cristãos, podemos perguntar:
Quais são as características que me definem como um discípulo missionário de
Jesus?
A nossa vocação cristã, como também foi para
Paulina, é um chamado à santidade e à missão. Assim,
necessariamente, tende a ser um encontro com Cristo. Paulina disse:
"Eu quero ser uma Eucaristia viva". Sua
vida inteira foi fundamentada no encontro pessoal com Jesus; em seu seguimento,
como configuração com Jesus, missionário do Pai. Na vida de Paulina, o seu amor
e dedicação a missão foi o termômetro que certificou a autenticidade do
encontro com Jesus e seu seguimento. O Documento de Aparecida também nos
lembra que "discipulado e missão são duas faces da mesma moeda" (DA
146)
Quando olhamos para a vida de Paulina,
outro item que se destaca é a sua disponibilidade missionária, tanto local como
universal. Chamada como leiga ao encontro e seguimento
de Jesus, participou de sua própria missão. Ele tinha muito claro que pertencia
a uma Igreja que é missionária por natureza, e desde a sua juventude decidiu colocar-se
à serviço: "Santa Igreja de Deus, nunca me arrependo jamais, não importa o
que aconteça, de ter vivido somente para ti, desde minha juventude"
(Paulina Jaricot).
Também podemos encontrar na vida de Paulina
Jaricot, aspectos com que o Documento Redemptoris Missio (nº 65), descreve a
vocação missionária:
- Seguir o modelo dos apóstolos;
- Total compromisso com o serviço da
evangelização;
- É compromisso que envolve toda a
pessoa e vida do missionário;
- Desprendimento de interesses pessoais.
Configurado com Jesus
missionário, o seu serviço à missão universal da Igreja abraçou toda a sua
vida: "Eu amei Jesus Cristo mais do que qualquer coisa na terra, e por seu
amor, eu amei mais do que a mim mesma para aqueles que estavam no trabalho ou
na dor"
(Paulina Jaricot).
Há uma sintonia entre a
vocação missionária de Paulina Jaricot e a sua fidelidade ao chamado, que se
concretiza em sua disponibilidade generosa e total para a missão. Sua entrega e
os sofrimentos que enfrentou ao longo de sua vida,
sempre com serenidade de espírito e coragem, demonstram a humildade com que ele deixou nas mãos de outros o desenvolvimento da Obra
da Propagação da Fé, dizendo: "Eu era a primeira chama que acendeu o
fogo" (Paulina Jaricot).
Irmã.
Mariel N. Robledo - Secretária Nacional da Propagação da Fé da Argentina
FONTE: POM - Argentina
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